Duas importantes proteínas estão presentes nas fibras musculares estriadas. A interação entre essas proteínas é determinante para o fenômeno da contração muscular. Elas interagem pela “Teoria da Catraca”, um processo de deslizamento que resulta na redução do comprimento da fibra muscular estriada.
Essas proteínas são
a) insulina e actina.
b) miosina e actina.
c) glicose e insulina.
d) insulina e miosina.
Respostas
Resposta:
b) miosina e actina.
Explicação:
O processo de contração muscular é determinado pela interação dos filamentos finos e grossos presentes nas fibras musculares. Os filamentos grossos são constituí-dos, em especial, pela proteína miosina, enquanto nos filamentos finos encontram-se as moléculas de actina. As moléculas de actina interagem com as moléculas de miosina por meio de um processo de deslizamento, resul-tando na contração das fibras musculares estriadas.
Resposta:
B
Explicação:
A - errado, pois Insulina é um hormônio responsável pelo armazenamento do açúcar ingerido dentro das células musculares
B - Correto. A actina forma os "filamentos finos" das células musculares, e a miosina forma os "filamentos grossos". Elas têm uma alta afinidade entre si e deslizam uma sobre a outra
C- Errado. A glicose é um sacarídeo (carboidrato), tendo apenas função energética no corpo. A insulina já foi explicada.
D - Errado, é a actina que se pareia com a miosina