• Matéria: Direito
  • Autor: marquesfal762
  • Perguntado 4 anos atrás

A prática do apedrejamento de mulheres adúlteras é recorrente em determinadas culturas e representa um caro dilema pois, questionar (ou não) essa prática, esbarra em pressupostos teóricos presentes no âmago das linhas antropológicas. Uma importante linha antropológica tem nessa questão um dilema amargo a ser pensado. Assinale a alternativa que apresenta a linha teórica em questão e o dilema recorrente. A) Relativismo cultural; Teoria que entende que as normas e os valores podem ser objeto de questionamento do antropólogo e por isso, a prática do apedrejamento representa um engodo para a antropologia. B) Estruturalismo; Teoria que pressupõe a existência de estruturas universais que estariam por trás de todas as ações humanas como por exemplo, a violência contra a mulher como elemento estrutural e por isso, imutável. C) Estruturalismo; Teoria que pressupõe a existência de estruturas universais presentes em todas as ações humanas. Por isso, a prática do apedrejamento da mulher adultera consiste no “pensamento selvagem” e poderia ser encontrado em todos nós. D) Darwinismo social; Teoria com base evolucionista que entende que a cultura é o resultado da sobrevivência do mais apto, fato que pode ser notado na situação narrada na matéria. E) Relativismo cultural; Teoria contrária a tendência universalista do evolucionismo e por isso, a prática do apedrejamento de mulheres por adultério, não poderia ser criticada pela antropologia porque valores como a liberdade e o direito à vida não poderiam ser universalizados.


giovanatnk: pelo amor alguém responde hahaha to em duvida nessa tb
thiagoaduhuhad: Conseguiu resposta ?
patricebe: LETRA D - Ocorre que, sendo assim, ao tratar de costumes como o do apedrejamento de
mulheres adúlteras no Irã, o estupro aceito e legalizado no âmbito do [...] entre outros assuntos, não poderiam ser criticados
por cientistas humanos, porque valores como a liberdade, a igualdade, o direito à
vida e à inviolabilidade do corpo não poderiam ser universalizados.

Respostas

respondido por: BeaSantos19
0

Resposta:

acredito que seja a letra B

Explicação:

Pq lembrei de ter lido algo parecido na apostila

respondido por: BrenoSousaOliveira
3

O relativismo cultural é um engodo para a antropologia, devido o fato de que nem todas as culturas seguem a mesma crença. Por isso a alternativa correta é a letra A

Relativismo cultural

O relativismo cultural refere-se a práticas distintas em cada cultura. A cultura pode ser considerada como um conjunto de crenças, ideias e pensamentos, como nem todas as sociedades seguem o mesmo pensamento existe um relativismo cultural. A crença no apedrejamento de mulheres está ligada exatamente a isso.

Visto que a ideia de que mulheres deveriam ser apedrejadas, supostamente estaria ligada a crença de que um ser divino mandou isso acontecer, essa crença é relativa a tal sociedade. Por isso esse ponto é um engodo para a antropologia.

Para saber mais sobre crenças, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/1257328

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares