Respostas
Resposta:
Na Região Sul desenvolve-se várias atividades econômicas. Agricultura – na agricultura podemos citar o cultivo de café, soja, fumo, arroz, algodão, milho, cebola, entre outros. Também cultivam-se a uva, usada na fabricação do vinho. Pecuária – é uma atividade bem desenvolvida nessa região.
Explicação:
Resposta:
A economia da região sul do Brasil é bem variada e distribuída em vários setores, tais como agropecuária, indústria, extrativismo, turismo, dentre outros.
Explicação:
Agropecuária -A Região Sul conta com uma série de fatores que contribuem para uma alta produtividade agropecuária, dentre elas os solos são férteis e as chuvas regulares durante o ano. Na pecuária utiliza-se orientação técnica, realiza-se uma seleção genética dos animais aproveitando de suas viabilidades econômicas, inseminação artificial, uso de medicamentos, rações especiais para ganho de peso, ordenha mecânica para dinamizar o trabalho e melhorar a qualidade, entre outros.
Indústria - Ocupa, atualmente, o segundo lugar do percentual nacional nesse setor da economia, o volume comercial corresponde a 21% do total nacional, dessa forma é superado somente pela Região Sudeste. Na região estão inseridos diferentes tipos de indústrias, no entanto, as atividades que mais predominam é a produção têxtil e alimentícia
Extrativismo -
Extrativismo animal: Representado pela pesca.
Extrativismo vegetal: são extraídos pinheiro-do-paraná, a imbuia, a erva-mate e algumas outras espécies, utilizadas principalmente pelas serrarias e fábricas de papel e celulose.
Extrativismo mineral: destacam-se o carvão mineral, na região de Criciúma, o caulim, matéria-prima que abastece fábricas de azulejos e louças em Santa Catarina e no Paraná e cuja extração na região de Campo Alegre chega a 15 mil toneladas mensais, a argila e o petróleo, explorado na plataforma continental.
Turismo: Tem como principais atrações turísticas as suas belezas naturais, praias, cidades históricas e suas colônias europeias, além do clima bem definido, marcado principalmente pelo inverno rigoroso.