A gasolina é uma fração derivada do refinamento do petróleo e corresponde a uma mistura de hidrocarbonetos que apresenta de 6 a 10 átomos de carbono. A fração principal da gasolina é o composto popularmente conhecido como "octano" quem tem o nome oficial IUPAC 2,2,4-trimetil-pentano. A seguir qual é a formula estrutural desse composto?
Respostas
Resposta:
C8H18
O 2,2,4-trimetilpentano é um alcano de cadeia ramificada, isômero do octano. Ele é o padrão na escala de octanagem, e é impropriamente conhecido por iso-octano.
Segue em anexo a fórmula de 2,2,4-trimetil-pentano.
Como essa mistura apresenta de 6 a 10 átomos de carbono, então basta formarmos uma cadeia na qual os átomos estejam estáveis de acordo com a quantidade de átomos de hidrogênio.
No caso, temos uma cadeia com 8 átomos de carbono. Esta cadeia necessita de 18 átomos de hidrogênio para que se mantenha estável por meio das ligações.
E então, para formar a estrutura desenhada, basta seguir as regras da nomenclatura da IUPAC. Os números seguem a enumeração dos carbonos da cadeia, e o "trimetil" indica que há 3 ligações "metil" nessa cadeia (CH3), logo, concluímos que há 2 ligações metil no segundo átomo de carbono (2,2), e 1 ligação metil no quarto átomo de carbono (4) da cadeia principal (ou seja, da esquerda para a direita, linearmente). O "pentano" nos indica que isso se trata de uma cadeia carbônica de um total de 5 átomos em sua cadeia principal, e por meio de todas essas informações, podemos localizar de forma bem clara cada um de seus átomos.