• Matéria: Português
  • Autor: lonikap
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia com atenção

Ao considerarmos as aulas anteriores, percebemos que uma das funções do texto literário é a crítica social. Nessa perspectiva, tivemos como referência a poesia social de Castro Alves e, mediante uma análise das dimensões semióticas do fragmento do poema “Navio Negreiro”, pudemos perceber que a construção de sentidos do texto se dá em diversas dimensões, assim como, a leitura de um texto, implica considerar elementos explícitos e implícitos textualmente. Para além disso, devemos levar em consideração: as inferências pertinentes, o conhecimento de mundo do leitor, a intertextualidade e as condições de produção textual. Agora, diante de todas as informações que você dispõe sobre o poema em questão, reflita e responda:

a- O que teria levado o autor a escrever esse poema?

b- A escolha da temática do poema apresenta influências da época e do lugar de vivência do autor?

c - É visível, no texto, a opinião do autor sobre a temática abordada?

d - O fragmento em questão pode ser considerado como uma crítica social? Por quê?

Gente pfv me ajudem !!! URGENTE e pa hojee

Respostas

respondido por: barbaraegiovana
100

Resposta:

A: exploração escrava

B: sim, o autor sempre é influenciado pela sociedade do seu tempo

c:A opinião do poeta é explícita, no texto, pelo uso de expressões que definem um posicionamento diante do tema, por exemplo, a comparação que é feita com o “inferno de Dante”

D:A critica ressaltada por Castro Alves é com relação a escravidão, o poeta era conhecido como poeta dos escravos. ... A poesia abolicionista é sua melhor realização nessa linha, denunciando energicamente a crueldade da escravidão e clamando pela liberdade


renelinoquispe: ..
jessiedias: mto obrigada, ajudou mto <3
Perguntas similares