• Matéria: Filosofia
  • Autor: robertodosesi
  • Perguntado 5 anos atrás

Górgias: Que é, de fato, o maior bem, Sócrates, e a causa não apenas de deixar livres os homens em suas próprias pessoas, como também de torná-los aptos para dominar os outros em suas respectivas cidades.
Sócrates: Que queres dizer com isso?
Górgias: O fato de, por meio da palavra, poderem convencer os juízes no tribunal, os senadores no conselho e os cidadãos nas assembleias ou em toda e qualquer reunião política. Com semelhante poder, farás do médico teu escravo, e do pedótriba teu escravo, tornando-se manifesto que o tal economista não acumula riqueza para si próprio, mas para ti, que sabes falar e convencer as multidões.
Sócrates: Quer parecer-me, Górgias, que explicaste suficientemente em que consiste para ti a arte da retórica. Se bem te compreendi, afirmaste ser a retórica a mestra da persuasão, e que todo o seu esforço e exclusiva finalidade visa apenas a esse objetivo. Ou tens mais alguma coisa a acrescentar sobre o poder da retórica, além de levar a persuasão à alma dos ouvintes? (PLATÃO. NUNES, C. A. (Trad). Górgias.)
Significado- pedótriba: professor de Educação Física na Grécia antiga.

Os sofistas, como Górgias de Leontini, eram portadores de uma vasta cultura e eloquência incomuns. Eles se propunham ensinar qualquer coisa aos cidadãos atenienses que almejassem disputar cargos públicos ou que simplesmente quisessem se defender em disputas litigiosas, já que, em Atenas, por exemplo, todas as decisões eram tomadas em assembleias. No entanto, seus métodos eram criticados por Sócrates, pois, de acordo com o texto, os sofistasLeitura Avançada

ameaçavam a posição de Sócrates como único detentor da verdade e do conhecimento em Atenas por serem portadores de vastos saberes, além da arte retórica.

estavam mais preocupados com a arte de persuadir bem o interlocutor em um debate, por meio de argumentos eloquentes, do que com a veracidade dos fatos em si.

estavam mais preocupados com a política da cidade do que com a verdade de seus argumentos nas assembleias democráticas, visando estabelecer uma tirania em Atenas.

concebiam a argumentação e a dúvida sobre fatos verídicos como formas exclusivas de alcançar a verdade, diferentemente de Sócrates, que buscava convencer seus interlocutores somente por meio da retórica.

oriundos de regiões da Ásia Menor preferiam tomar o poder da cidade por meio da força, usando a argumentação como tática para convencer os cidadãos a se alistarem em seus exércitos.

Respostas

respondido por: JoaoFrangoDoSesi
1

Resposta: Estavam mais preocupados com a arte de persuadir bem o interlocutor em um debate, por meio de argumentos eloquentes, do que com a veracidade dos fatos em si.

Explicação:

Os sofistas se baseavam em retórica e tentar refutar mesmo que de forma errada as pessoas, por meio como o próprio Sócrates cita da persuasão. Confia ae bro


gabrieldelimacaetano: vlwww!
Perguntas similares