Respostas
Resposta:
Lei de Faraday
Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética, afirma que a variação no fluxo de campo magnético através de materiais condutores induz o surgimento de uma corrente elétrica.
O fenômeno da indução eletromagnética foi descoberto pelo físico e químico britânico Michael Faraday em 1831. Essa descoberta foi uma das mais importantes de toda a história, uma vez que, graças a esse fenômeno, somos capazes de gerar energia em usinas hidrelétricas, produzir movimento usando motores elétricos, gerar calor por meio de fornos de indução, fazer leituras e gravações magnéticas e outros..
Lei de Faraday-Neumann-Lenz
Formalmente, a lei da indução eletromagnética é conhecida como lei de Faraday-Neumann-Lenz, no entanto, é frequentemente referida apenas como lei de Faraday. Isso acontece porque o fenômeno da indução foi descoberto por Michael Faraday, mas sua formulação matemática foi feita por Franz Ernst Neumann. Além disso, Heinrich Lenz propôs a necessidade de usar o sinal negativo da fórmula, que diz respeito ao sentido da corrente elétrica induzida.
A lei de Faraday foi de suma importância para o desenvolvimento do eletromagnetismo, uma vez que ela revela a existência de uma relação direta entre fenômenos elétricos e magnéticos, esses que foram tratados como fenômenos de natureza distinta durante muitos anos.