Respostas
Resposta:
Um corpo pode estar em movimento em relação a um referencial, mas parado em relação a outro. Por isso, dizemos que movimento é a situação em que a posição de um corpo muda, no decorrer de certo intervalo de tempo, em relação a um referencial.
Explicação passo-a-passo:
Para mais explicações: Brasil Escola Introdução à Cinemática
Resposta:
O movimento na física é caracterizado por uma variação da posição espacial de um corpo em relação a um referencial no decorrer do tempo.
Explicação passo-a-passo:
A resposta para essa pergunta é: Depende!
Como vimos precisamos de um referencial para dizer se o corpo está ou não em movimento. E o que é um referencial? O referencial é utilizado para se medir e registar as grandezas físicas, como por exemplo: posição, velocidade e aceleração. Ele pode ser um corpo ou um ponto material que escolhemos e a partir desse ponto de vista iremos fazer nossas observações.
Então precisamos primeiro dizer qual é o referencial para, então, dizer se o professor está ou não em movimento.
E se o referencial for a Terra, o professor está em movimento? Se o professor não se movimentar em relação a sala de aula, consequentemente ele estará em repouso em relação a Terra. Isso porque a sua posição não está variando com o tempo em relação ao planeta.
Um aluno sentado em uma cadeira na sala de aula está em movimento em relação ao Sol?
Estando a Terra em orbita ao redor do Sol, seu vetor deslocamento está variando no decorrer do tempo, o que caracteriza o movimento. O aluno na sala de aula está em movimento em relação ao Sol, já que a Terra também está em movimento.
O mesmo aluno está em repouso em relação a sala de aula, já que sua posição não muda em relação a sala.
CASO QUEIRA ESTUDAR MAIS SOBRE:
https://youtu.be/PukWJlmrP3k