Leia o texto a seguir:



Irene estagiou durante dois anos em uma consultoria e, após se formar, foi contratada como trainee. As contratações de trainee ocorriam com a promessa que, no caso de um bom desempenho, o funcionário seria convidado a entrar na sociedade da organização. Depois do primeiro semestre como trainee, Irene participou de sua primeira avaliação de desempenho. Ronaldo, seu superior imediato, utilizou o método de avaliação de atividades. Após o resultado, solicitou o desligamento de Irene da firma. Quando questionado pelo Diretor da empresa sobre o motivo da demissão, Ronaldo justificou que esta ocorreu devido aos baixos resultados na avaliação de desempenho de Irene. Imediatamente, o Direto perguntou quais outros motivos foram avaliados para a demissão e Ronaldo afirmou que não tinha avaliado outras questões, apenas utilizou a avaliação de desempenho para parâmetro.

Diante da situação apresentada, podemos afirmar que o possível erro cometido por Ronaldo foi:



A partir disso, analise as afirmações a seguir:



I. Ronaldo equivocou-se ao supervalorizar a sua avaliação, ou seja, ele acometeu uma Supervalorização da avaliação.



II. Ronaldo realizou impressões globais sobre o desempenho de Irene, e isso acarretou o equívoco de Ronaldo.



III. Por Ronaldo ter considerado fatores e julgamentos que ele considera importante, e não ter utilizado a ferramenta de avaliação de desempenho foi uma atitude equivocada da parte dele.



É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta

III, apenas.

II, apenas.

I e III, apenas.

I, apenas.

II e III, apenas.

Respostas

respondido por: Xulia182
2

Resposta: I. Ronaldo equivocou-se ao supervalorizar a sua avaliação, ou seja, ele acometeu uma Supervalorização da avaliação.

Explicação:

A afirmação I está correta, pois o erro de supervalorização da avaliação diz respeito a crença que a ferramenta de avaliação de desempenho utilizada dirá tudo a respeito do avaliado, e foi isso que aconteceu no caso de Ronaldo.

A afirmação II está incorreta, porque o efeito Halo resulta das impressões globais sobre do desempenho do avaliado e não de acordo com todas as dimensões do desempenho. Não foi o que aconteceu.

A afirmação III está incorreta, pois a Unilateralidade acontece quando o avaliador valorizar características que apenas ele mesmo julga importantes, e não foi esse o caso.

Perguntas similares