1. Leia o cartaz abaixo e assinale a opção correta. Em “Pequenas permissões abrem espaços para grandes invasões” temos a presença da figura de linguagem ANTÍTESE porque: * 1 ponto Disponível em . Acesso em abril de 2021 a) pequenas se opõe a grandes e permissões se opõe a invasões. b) pequenas permissões e grandes invasões significam pequenas batalhas, grandes guerras. c) pequenas se completa semanticamente com espaços que se abrem para invasões. d) abrem espaços é um sinônimo para permissões. e) devemos nos permitir para termos grandes conquistas. Leia a fábula africana O MACACO E O PEIXE: Um macaco passeava à beira de um rio, quando viu um peixe dentro de água. Como não conhecia aquele animal, pensou que ele estava se afogando. Tentou pegar o peixe uma vez, mas ele escapou de suas mãos. Tentou outra vez, e, novamente, ele escapou. Desesperadamente tentou novamente e desta vez conseguiu pegá-lo. O macaco ficou muito contente quando viu o peixe aos pulos, preso nos seus dedos, achando que aqueles saltos eram sinais de uma grande alegria por ter sido salvo. E pensava: “Se ele cair na água novamente, pode morrer. Pouco depois, quando o peixe parou de se mexer e o macaco percebeu que estava morto, comentou: – Que pena! Cheguei tarde demais! O pobrezinho não aguentou e morreu afogado. Moral da História: Cuidado ao tentar ajudar os outros, pois às vezes você pode atrapalhar! 2. Na fábula africana O MACACO E O PEIXE, temos dois exemplos de figuras de linguagem: uma que se estabelece contextualmente pela situação inicial e final do peixe; e a outra, identificada com as características das personagens da narrativa, próprias do gênero FÁBULA. Temos então: * 1 ponto a) aliteração e assonância. b) personificação e fábula. c) aliteração e prosopopeia. d) antítese e personificação. e) metáfora e comparação.
Respostas
Resposta:
1) A, 2) D
Explicação:
a) pequenas se opõe a grandes e permissões se opõe a invasões.
Feedback
PARABÉNS, você acertou. A resposta correta é a “A”, pois se trata da ANTÍTESE, figura de linguagem que se apresenta pelo uso de palavras e/ou expressões de sentidos opostos, ou seja, que estabelecem, no enunciado, ideias contrárias. – PEQUENAS X GRANDES; PERMISSÕES X INVASÕES.
d) antítese e personificação.
Feedback
PARABÉNS, você acertou. A resposta correta é a alternativa “D”, porque temos um exemplo contextual de ANTÍTESE, figura de linguagem que se apresenta pelo uso de PALAVRAS E/OU EXPRESSÕES COM SENTIDOS OPOSTOS, ou seja, que estabelecem, no enunciado, ideias contrárias, pois o peixe surge vivo, mas morreu nas mãos do macaco, que ignorava as reais condições de vida do animal; e o GÊNERO FÁBULA é representativo de PERSONIFICAÇÃO ou PROSOPOPEIA que é uma figura de linguagem que consiste em ATRIBUIR A OBJETOS INANIMADOS OU SERES IRRACIONAIS, SENTIMENTOS E/OU AÇÕES PRÓPRIAS DOS SERES HUMANOS.
Espero ter ajudado!
Bons estudos :) e fiquem bem! :3
1. No trecho "Pequenas permissões abrem espaços para grandes invasões" a antítese está presente, pois as palavras pequenas e grandes se opõe, assim como permissões e invasões também são opostas.
- Portanto, a alternativa correta é a letra a.
2. Na fábula "O macaco e o peixe" temos a presença das figuras de linguagem: antítese e personificação.
- Portanto, a alternativa correta é a letra d.
Como vimos na questão 1, a figura de linguagem chamada antítese ocorre pela aproximação de palavras ou expressões que apresentem sentidos opostos. No texto, há a oposição entre a vida e a morte do peixe.
Já a personificação é quando atribuímos características humanas aos animas e/ou a seres inanimados (por exemplo: no texto da questão o macaco era capaz de falar, há também outros textos onde objetos como espelhos e cadeiras falam e tem sentimentos).
Além disso, o texto apresenta uma característica muito forte da fábula que é a moral da história, a parte "educativa" do texto.
Leia mais sobre figuras de linguagem aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/20719388
Espero ter ajudado!