realize uma pesquisa sobre as sete maravilhas do mundo morderno. escolha um dos sete monumentos e procure informações sobre ele localização, ano de construção, história e características. reúna essas informações e um cartaz e, depois, divulgue o cartaz na escola, para que outras pessoas tenham acesso às informações.
Respostas
Até 2007 o mundo contava apenas com uma lista das maravilhas da antiguidade, porém em 2005 uma organização suíça denominada New Open World Corporation (NOWC) idealizou uma revisão, de caráter recreativo, da lista atual original. Assim a nova lista, disposta na internet, poderia ser visualizada e votada pelo público que ajudou a selecionar. A lista que contava com 200 monumentos, foi reduzida a 77 e estes, submetidos a nova seleção e reduzidos por um grupo de arquitetos, a 21 com bases em critérios de beleza, complexidade técnica, valor histórico e cultural, entre outros. A votação online foi uma das maiores já realizadas contando com cerca de cem milhões de votos. Em 07 de julho de 2007, numa cerimônia no Estádio da Luz em Lisboa, Portugal, foram conhecidos os sete primeiros lugares dessa lista.
A listagem final conta com os seguintes monumentos: Coliseu de Roma (Itália), Chichén Itzá (México), Machu Picchu (Peru), Cristo Redentor (Brasil), Muralha da China (China), As Ruínas de Petra (Jordânia) e Taj Mahal (Índia).
1. Coliseu de Roma
Coliseu (Roma, Itália). Foto: Viacheslav Lopatin / Shutterstock.com
O Coliseu é uma das maiores construções do Império Romano, foi construído, aproximadamente, em 70 d.C., a mando do Imperador Vespasiano e concluído durante o governo de seu filho Tito. Ele foi palco de sangrentas batalhas entre gladiadores e animais ferozes. O Coliseu foi inaugurado cerca de oito anos após o início da sua construção. Para inauguração foram programadas uma série de festas e jogos que duraram cem dias; durante este período de inauguração morreram cerca de nove mil animais e dois mil homens. O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, está localizado no centro da cidade de Roma na Itália. Suas atividades foram encerradas em 523 d.C. mas suas ruínas ainda atraem turistas de todo o mundo, impressionados por sua história.