Em textos mais subjetivos, as figuras de linguagem aparecem como um importante recurso estilístico. Elas ajudam o autor a traduzir emoções e sentimentos para seus leitores. Com base no que você aprendeu sobre esses recursos estilísticos, faça uma análise do texto transcrito a seguir. Transcreva os trechos em que ocorrem as figuras de linguagem e explique os efeitos de sentido que elas trazem ao texto.
Eu sou o melhor no que eu faço, mas o que faço não é nada bonito.
Meu pai me chama de Wolverine. É o nosso apelido secreto.
Não tenho o queixo quadrado e a baixa estatura do desenho da Marvel Comics. Muito menos a suíça e o cabelo alvoroçado do ator Hugh Jackman, que interpreta o herói no cinema. A referência física não contribui para nossas semelhanças.
Ele me compara ao personagem pelo meu alto poder de cicatrização. Eu me desespero e logo ressuscito, eu caio e logo levanto.
Não morro de uma única vez. Não desisto. Não me entrego mesmo que não veja a saída. Quando não há porta, eu espero no escuro até ser a porta.
A ansiedade que me enerva acaba por aumentar minha vontade de ver de novo a luz.
Tenho fúria de viver.
Não há perda que seja total. Alguém pode me machucar terrivelmente, mas não me leva. [...] sei cavar a terra por dentro da terra sei cavar a terra por dentro da terra. Penso nos filhos, penso nos amigos, penso na literatura e sigo adiante. Cambalear ainda é caminhar. A chuva lava minha ferida e o vento seca.
A carne da memória se recompõe de algum jeito. Talvez seja um excesso de sofrimento na infância que me preparou para o pior no futuro.
Eu sobrevivi a tanta coisa.
Sobrevivi, vou sobreviver, mesmo que não acredite na hora.
Só não entendia onde meu pai enxergava as garras retráteis de Logan.
– E as garras das mãos, pai?
– São as palavras, meu filho. Você se defende com a linguagem ou se agarra nela para não morrer.
CARPINEJAR, Fabrício. Me ajude a chorar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014, p.35-37
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
tbm quero saber está muito dificil
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás