Turma: r83aeb92373f6757b9-l
Autor: mauromarcel-sp
Para que literatura?
Reconhecer o texto literário, produzido no século XIX, como fator de promoção dos direitos e valores humanos atualizáveis na contemporaneidade.
ObrigatóriaNota:
10
Leia o poema e responda a seguinte questão: “Vida obscura”, de Cruz e Sousa Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro, Ó ser humilde entre os humildes seres. Embriagado, tonto dos prazeres, O mundo para ti foi negro e duro. Atravessaste num silêncio escuro A vida presa e trágicos deveres E chegaste ao saber de altos saberes Tornando-te mais simples e mais puro. Ninguém te viu o sentimento inquieto, Magoado, oculto e aterrador, secreto. Que o coração te apunhalou no mundo. Mas eu que sempre te segui os passos Sei que cruz infernal prendeu-te os braços E o teu suspiro como foi profundo! Com uma obra densa e expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Souza transpôs para seu lirismo uma sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada. No soneto, essa percepção traduz-se em
Respostas
Resposta:
Explicação:
sofrimento tácito diante dos limites impostos pela discriminação.
Para essa tarefa, precisamos ler o poema "Vida Obscura", escrito por Cruz e Sousa, e então responder a questão do enunciado.
Ao ler o soneto, conseguimos ver que há um sofrimento tácito diante dos limites impostos pela discriminação, e com isso, temos que a alternativa correta é a letra a).
Com essa obra pertencente ao Simbolismo, o autor transpõe ao seu lirismo uma sensibilidade em desacordo com a realidade vivenciada, que é exemplificada pelo silêncio tácito, ou seja, pelo silêncio com relação ao seu sofrimento por conta da discriminação, passou a vida preso a trágicos deveres em meio a um silêncio escuro.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/12769668
2-c
3-b
Acertei no CMSP