Respostas
O fato social é o instrumento social e cultural que determina a maneira de agir, pensar e sentir na vida de um indivíduo.
Exemplos de fatos sociais são as normas de convivência, valores e convenções que existem independente da vontade e da existência do indivíduo.
Segundo Durkheim, o fato social está na percepção do indivíduo. Por isso, o comportamento do ser humano será condicionado por realidades sociais que limitam as atitudes aceitas pela sociedade.
O fato social deve atender a três características: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade.
Resposta:
Durkheim define fato social como os instrumentos sociais e culturais que determinam as maneiras de agir, pensar e sentir na vida de um indivíduo. Assim, o fato social o obriga a se adaptar às regras da sociedade.
Um dos Exemplos de fato social são as normas sociais, valores, convenções e regras que existem independente da vontade e da existência do indivíduo, como explica Durkheim.
O fato social deve atender a três características: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade.
Essa característica obriga os indivíduos a cumprirem os padrões culturais e sociais que nem sempre estão de acordo, mas que são convenções e existem apesar do indivíduo concordar com elas ou não.
Explicação:
Generalidade:
A generalidade ocorre quando os fatos sociais são coletivos e não individuais. Assim, atingem toda a sociedade.
Exterioridade
A exterioridade é a característica que denomina os fatos sociais exteriores ao indivíduo e que já estão organizados antes mesmo dele nascer.
Coercitividade
A coercitividade está relacionada ao poder ou à força que os padrões da cultura de uma determinada sociedade são impostos aos integrantes.
Espero ter ajudado! Bons estudos.