Nos dias de hoje, a dominação do homem sobre a mulher tem inúmeras faces, não se configurando como um fenômeno homogêneo. Em diferentes lugares, se região urbana ou rural, dependendo da influência religiosa - Cristianismo, Islamismo etc., entre outras causas, há uma diferenciação no grau de dominação masculina, mas a naturalização da dominação está presente em todos os cantos do Globo. Vale lembrar que vivemos num país que se encontra entre os que mais matam mulheres no mundo, sendo um dos reflexos da forte influência machista em nossa sociedade.
O poder do homem faz parte da estrutura social e é por meio das práticas cotidianas, mediadas pelas Instituições Sociais, como família, igreja, escola, trabalho, etc., que vai se constituindo o olhar masculino sobre o mundo como o único possível. Apesar disto, podemos afirmar que o efeito da dominação masculina sobre as mulheres não é homogêneo, ou seja, não afeta todas as mulheres da mesma maneira.
Sobre a resistência da mulher frente à sociedade machista, podemos afirmar também:
A)
Movimentos sociais e ONGs são irrelevantes nessa luta, tendo em vista que são instituições sociais mediadoras da dominação masculina
B)
O efeito da dominação masculina sobre as mulheres afeta, do mesmo modo, todas as mulheres indistintamente.
C)
Os efeitos mais significativos na luta contra a dominação masculina são aqueles produzidos por coletivos que potencializam a visibilidade de suas ações
D)
A dominação masculina tem uma estrutura rígida, inflexível e imóvel
E)
Não é no dia a dia que a luta contra a dominação masculina se dá de forma mais pragmática
Respostas
Resposta: alternativa C - )
Os efeitos mais significativos na luta contra a dominação masculina são aqueles produzidos por coletivos que potencializam a visibilidade de suas ações.
Explicação: Resposta verificada.
Com base nos movimentos feministas, a alternativa correta é a letra C. Quando as ações da resistência feminina são realizadas de maneira coletiva, os efeitos são muito mais significativos.
Importância dos movimentos feministas:
Como a própria questão traz em seu enunciado, existe uma desigualdade de gênero que é histórica. Os movimentos feministas buscam desenvolver ações que visam a igualdade de gênero.
O feminismo é uma forma de luta e resistência contra a dominação masculina sobre as mulheres. Por isso, buscam vencer problemas como:
- Casos de violência contra a mulher;
- Diferenças salariais entre homens e mulheres;
- Padrões de beleza impostos às mulheres.
Para aprender mais sobre movimentos feministas, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/25070320
#SPJ2