• Matéria: Filosofia
  • Autor: jenniferlechenakoski
  • Perguntado 4 anos atrás

É um fato que esses princípios naturalmente inatos à razão humana são absolutamente verdadeiros; são tão verdadeiros que chega a ser impossível pensar que possam ser falsos. Tampouco é permitido considerar falso aquilo que cremos pela fé, e que Deus confirmou de maneira tão evidente. Já que só o falso constitui o contrário do verdadeiro, como se conclui claramente da definição dos dois conceitos, é impossível que a verdade da fé seja contrária aos princípios que a razão humana conhece em virtude das suas forças naturais.

A partir do texto apresentado, conclui-se que se trata de um discurso da Filosofia:

A)
Empirista, pois se baseia no conhecimento vivido, experimentado na vida espiritual;

B)
Iluminista, que distingue a fé em Deus como princípio fundamental para diminuir as desigualdades sociais;

C)
Contemporânea, que alega que o mundo é provido de um lado sobrenatural, espiritual, e outro material, que é o mundo humano, do trabalho, da escassez e da desigualdade.

D)
Medieval, já que os pensadores dessa corrente consideravam central a aliança entre a fé e a razão, contudo, a razão mantém sua condição de serva da fé;

E)
Racionalista, pois a fé na razão humana é um dos propósitos do conhecimento;

Respostas

respondido por: Vivigata271
10

Resposta: Letra D. Medieval.

Explicação:

Bom, a filosofia Patrística, que é considerada a primeira fase da filosofia medieval, tem o conceito de conciliar a fé e a razão. (SE tiver errado, me desculpa)

Perguntas similares