De um modo geral, quando se fala em corpo, imaginamos de imediato sua dimensão biológica, valorizando o processo que representa a filogênese do ser humano. A filogenia é um ramo da ciência que estuda a evolução das espécies, significando geração da raça em sua origem grega. O estudo da evolução das espécies é um dos pilares da filogênese.
Necessário se faz também pensar o corpo a partir do Ser Social, que é a dimensão que trata da realidade em sua total complexidade e que marca o surgimento da ontogênese do ser humano, ou seja, o aparecimento de características que só puderam ganhar materialidade e, consequentemente, visibilidade após os homens e as mulheres inventarem um novo jeito para se viver, cheio de novos objetos e de adequações do meio, sempre permeados por valores culturais que se tornaram quase como se fosse uma “natureza” social.
Nesse sentido, sobre a ontogênese podemos afirmar:
I) O caminho metodológico ontogenético é o que se aproxima da totalidade dos fenômenos.
II) Seu papel é o de preservar a unidade necessária que há entre os elementos inorgânicos, o corpo biológico e as funções fisiológicas, e os efeitos das ações culturais e sociais sobre eles. Efeitos estes que constroem novas possibilidades, novos significados, novas exigências sobre o corpo, e abre, assim, a possibilidade de compreendermos de forma complexa a relação entre o indivíduo, o corpo, a cultura e a sociedade.
III) Sua principal característica é a evolução por meio da mutação do DNA de um indivíduo, que pode colocar este ser em vantagem, diante de seus pares, conseguindo com que ele se reproduza em maior número, após inúmeras gerações, implicando numa mudança para toda a espécie.
Está correto o que se afirma em:
A)
Apenas I e III estão corretas
B)
Apenas II e III estão corretas
C)
I, II e III estão corretas
D)
Apenas I e II estão corretas
E)
Apenas III está correta
Respostas
Resposta:
D)
Apenas I e II estão corretas
Explicação:
D)
Apenas I e II estão corretas
Resposta:
Apenas I e II estão corretas
Explicação:
Para se estudar os fenômenos que dizem respeito ao ser humano, é necessária a
investigação da ontogênese do que se quer conhecer. O caminho metodológico ontogenético é o que se aproxima da totalidade dos fenômenos. Neste caso, seu papel é
o de preservar a unidade necessária que há entre os elementos inorgânicos, o corpo
biológico e as funções fisiológicas, e os efeitos das ações culturais e sociais sobre eles.
Efeitos estes que constroem novas possibilidades, novos significados, novas exigências
sobre o corpo, e abre, assim, a possibilidade de compreendermos de forma complexa
a relação entre o indivíduo, o corpo, a cultura e a sociedade. (SAFFIOTI, 2009)