• Matéria: Filosofia
  • Autor: laryscarvalh
  • Perguntado 4 anos atrás

: descrevam o que é dialética e como ela pode contribuir para uma fusão menos traumática e mais harmônica.


Anônimo: Tenho esse trabalho pronto. Ele está bem barato. Vendo por partes também, caso precise só de uma das etapas. Me chama no Zap 33 999519150
Me chamo Heleninha

Respostas

respondido por: Anônimo
21

Resposta:

Dialético é um método investigativo que busca superar contradições por meio da síntese das posições contraditórias.

Explicação:

Ela pode contribuir paramenor trauma e maior harmonia porque busca colucionar a contradição não pelo enfrentamento dualista entre as posições (tese e antítese), mas pela contrução de uma posição intermediária, que seja ao mesmo tempo a tese e a antítese. Platão considerava a dialética uma arte de pensar.


Anônimo: A dialética consiste em um método de procura pelo conhecimento baseado na arte do diálogo. É desenvolvida a partir de ideais e de conceitos diferentes e que tendem a convergi para um conhecimento bastante seguro.
Atualmente, o conceito de dialética virou a capacidade de se notar a complexidade e, mais que isso, as contradições que constituem todos os processos.
Anônimo: Tenho esse trabalho pronto. Ele está bem barato. Vendo por partes também, caso precise só de uma das etapas. Me chama no Zap 33 999519150
Me chamo Heleninha
respondido por: AnthonioJorge
13

A dialética foi o método utilizado por Sócrates, considerado pai da filosofia. O método socrático é o método de investigação próprio da filosofia, ou seja: é a busca incessante e rigorosa pela Verdade.

Sócrates utilizava, para isto, a dialética. Por meio da dialética, a investigação da verdade contrapunha opiniões e definições diferentes e peneirava os argumentos para melhor fazer enxergar a verdade os dois interlocutores.

Sócrates, especificamente, tinha o objetivo não de provar a ignorância do ouvinte, mas a ignorância da própria ignorância, ou seja, a arrogância do ouvinte em achar que sabe o que não sabe. Para isto, a ironia socrática foi um famoso meio de chocar o interlocutor e paralisá-lo para, assim, as ideias verdadeiras nascessem dele  - Sócrates usava bastante a metáfora da parteira.

Os sofistas, contudo, não buscavam a verdade, e sim o convencimento, a sedução do ouvinte por meio das técnicas do discurso bem trabalhadas. Para isso, não utilizavam da dialética, e sim da retórica e da oratória, que ensinavam, inclusive, cobrando ouro.

O discurso dialético socrático, assim, é o discurso ideal para uma investigação franca e de boa-fé em busca da verdade, seja em família, entre amigos ou entre colegas de profissão.

O discurso retórico sofista, contudo, é ideal apenas para momentos em que debates públicos ocorrem, quando o convencimento do público se faz mais necessário do que a investigação honesta pela verdade.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/30412730

Anexos:
Perguntas similares