Numa perspectiva crítica da sociedade, é preciso rejeitar os rótulos que aprisionam e fixam as pessoas, amarrando-as a representações que as nomeiam como heterossexual ou homossexual, entre tantas outras. Por sua vez, a Escola sempre representou um espaço em que as práticas sociais cristalizam as identidades sociais, existindo uma falta de compromisso com crianças e jovens que se distanciam das normas heteronormativas. Não há acolhimento e nem mesmo a elaboração de ações educativas para produzir percursos formativos mais igualitários e equânimes.
Ao se falar em diversidade, dá-se visibilidade às questões de gênero e da sexualidade que foram historicamente silenciadas. Quando citadas, essas questões são mais frequentemente entendidas a partir do que é representado como sendo o normal, o desejável e o aceitável, reforçando o preconceito, o estereótipo e a discriminação (GOELLNER, 2010).
Sobre a Escola e as questões de Gênero e Sexualidade, é possível afirmar:
I) O diálogo com a Escola, que é um lugar tradicionalmente ligado à imposição normativa, implica problematizar e criar espaços para que as pessoas, crianças e adolescentes transgêneros possam se expressar com autenticidade, com respeito, com dignidade, sem que sejam inferiorizados, ridicularizados ou mesmo vítimas de violência
II) Entre a população LGBT presente na Escola, as travestis e as transexuais são as que, historicamente, estão mais expostas às mais variadas formas de vulnerabilidades e exclusão.
III) As jovens “trans” estão fazendo a sua parte, ocupam espaços, contestam, produzem e interagem com outras pessoas. O espaço escolar já sente sua presença, sua ação, parece não ser mais possível eliminá-las dos inúmeros espaços sociais, para além das Escolas.
A)
Apenas III está correta
B)
I, II e III estão corretas
C)
Apenas I e II estão corretas
D)
Apenas I e III estão corretas
E)
Apenas II e III estão corretas
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
B - I, II, II estão corretas
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás