A psicopedagogia é uma área que visa compreender a aprendizagem humana e atuar sobre ela, buscando perceber o sentido cognitivo, afetivo e social de cada situação bem como a interseção entre esses elementos. Ao definir as áreas de atuação da psicopedagogia, encontramos que a psicopedagogia institucional é, predominantemente, preventiva. É utilizado o termo predominantemente e não exclusivamente, porque ocorre uma reciprocidade entre a psicopedagogia institucional e clínica.
CAMPOS, Sonia Maria de. Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógico Institucional. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.
Com isso, as áreas de atuação psicopedagógica clínica e intitucional se diferem da seguinte forma: analise as afirmativas e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
I. A psicopedagogia clínica atua quando o problema de aprendizagem já está instalado no indivíduo e necessita de uma intervenção curativa.
II. A psicopedagogia clínica auxilia na intervenção dos processos de aprendizagem e ameniza ou até soluciona os problemas que se apresentavam.
III. O psicopedagogo institucional, atua na prevenção de ocorrências ligadas às dificuldades de aprendizagem, ou adaptar o indivíduo ao ambiente.
IV. A psicopedagogia preventiva tem como objetivo refletir e buscar meios pedagógicos-educacionais que possam melhorar os procedimentos no ambiente institucional. Essa, portanto, volta-se para as ações institucionais.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, F, V.
Alternativa 2:
F, F, V, F.
Alternativa 3:
V, V, V, V.
Alternativa 4:
F, V, V, V.
Alternativa 5:
V, V, V, F.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Alternativa 3: V, V, V, V.
Explicação:
Páginas 53 e 54 do material teórico.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás