O trabalho com medidas possibilita a abordagem dos aspectos históricos relacionados à construção desse conhecimento matemático, já que, desde a Antiguidade, as civilizações se dedicaram à comparação de grandezas. Assinale a alternativa que relata corretamente a relação entre o fato histórico e a história das medidas de comprimento.
Respostas
d. O homem da Antiguidade utilizou-se de padrões de medida ligados ao próprio corpo (pé, palmo, braça, etc.). Porém, como as pessoas têm tamanhos diferentes, havia uma grande variedade de padrões de medida que se constituía como um problema. Houve, então, a necessidade da padronização e a criação dos sistemas de medidas. Essa padronização aconteceu na época de Revolução Francesa, com a criação do Sistema Métrico Decimal.
Resposta:
A. O homem da Antiguidade utilizou-se de padrões de medida ligados ao próprio corpo (pé, palmo, braça, etc.). Porém, como as pessoas têm tamanhos diferentes, havia uma grande variedade de padrões de medida que se constituía como um problema. Houve, então, a necessidade da padronização e a criação dos sistemas de medidas. Essa padronização aconteceu na época de Revolução Francesa, com a criação do Sistema Métrico Decimal.
Explicação:
Todas as medidas realizadas na Antiguidade eram arbitrárias porque não utilizavam uma medida padrão, sendo usadas as partes do corpo humano (pé, palmo, braça etc.) para medir. Na época da Revolução Francesa, a população almejava igualdade, liberdade e fraternidade para todos. Na tentativa de unificar as medições, foi só nessa época que foi criado o Sistema Métrico Decimal, que é usado até os dias de hoje e que tem três unidades básicas de medida: o metro (unidade de medida do comprimento), o litro (unidade de medida de capacidade) e o quilograma (unidade de medida de massa).