• Matéria: Sociologia
  • Autor: macilenekelli2
  • Perguntado 4 anos atrás

1) – O que são desigualdades sociais?

2) – Como podemos perceber as desigualdades sociais em nosso cotidiano?

3) – Como as desigualdades se estruturam na sociedade capitalista?

4) – Como Karl Marx explica a sociedade capitalista?

5) – Segundo Marx, quais são as duas classes fundamentais da sociedade capitalista?

6) – Para Weber, o que é classe?​

Respostas

respondido por: louddgada
1

Resposta:

1) A desigualdade social é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países do mundo. Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença, de círculo ou grupo social.

2) Nesse sentido, você percebe as desigualdades da sociedade quando olha as imponentes residências (em áreas nobres da sua cidade) e barracos de madeira (nas favelas). Portanto, falar em desigualdade social é destacar as diferenças de estilos de vida entre pessoas ricas e pessoas pobres.

3) A desigualdade estrutura-se na sociedade capitalista pois os interesses dos mais favorecidos sempre se sobrepõem aos dos menos favorecidos. Basta observarmos que a riqueza está concentrada nas mãos de poucos, enquanto que a classe baixa vive com base em um salário mínimo, contraditório ao desgaste em trabalho...

4) A socidade capitalista para Marx é marcada por contradições nas relações sociais (burguesia e proletariado). O proletariado s v escravo do sistema como cita no Manifesto"Os proletários nada tam a perder a n ser os seus grilhôes. Tem um mundo a ganhar. Proletários de todos os países uni-vos."

5) De acordo com o primeiro, no modo de produção capitalista, as classes baseiam-se nas relações de produção, isto é, no vínculo que cada grupo social mantém com os meios de produção, daí derivando as duas classes fundamentais: a burguesia (detentora da propriedade) e a classe operária ou proletariado (que apenas possui a ...

6) Para Max Weber, o conceito de classe social envolve renda, poder e status. ... Assim, nas sociedades de massas, a distinção de classe engloba outro aspecto além da posse dos meios de produção: o poder de consumo. Essa capacidade de consumir bens culturais não necessariamente está ligada à renda ou à ocupação profissional.

Explicação:

BOA NOITE!!

respondido por: eliasmotta17
5

Resposta:

1-:

A desigualdade social é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países do mundo.

2-: você percebe as desigualdades da sociedade quando olha as imponentes residências (em áreas nobres da sua cidade) e barracos de madeira (nas favelas). Portanto, falar em desigualdade social é destacar as diferenças de estilos de vida entre pessoas ricas e pessoas pobres.

3-:A desigualdade estrutura-se na sociedade capitalista pois os interesses dos mais favorecidos sempre se sobrepõem aos dos menos favorecidos. Basta observarmos que a riqueza está concentrada nas mãos de poucos, enquanto que a classe baixa vive com base em um salário mínimo, contraditório ao desgaste em trabalho.

4-: Para Marx é marcada por contradições nas relações sociais (burguesia e proletariado).

5-:Os proletários que têm somente a força de trabalho, os operários. – Os capitalistas que têm o capital, a burguesia.

6-:Para Max Weber, o conceito de classe social envolve renda, poder e status. ... Assim, nas sociedades de massas, a distinção de classe engloba outro aspecto além da posse dos meios de produção: o poder de consumo. Essa capacidade de consumir bens culturais não necessariamente está ligada à renda ou à ocupação profissional.

demorei um pouco pq tava pesquisando k

Perguntas similares