Certamente na tua cidade tem uma rua, uma praça ou uma escola chamada Getúlio Vargas. Você sabe quem foi ele? Getúlio Vargas foi presidente do Brasil entre 1930-1945 e 1951- 1954. Foi o presidente que mais tempo esteve na cadeira presidencial. Vamos estudar nessa trilha os primeiros anos do Governo Vargas que colocou fim a chamada Política do Café com leite.
Os anos 1920 foram marcados pela contestação ao poder das oligarquias principalmente com o movimento tenentista que você já estudou na trilha anterior. Na eleição de 1930, pelo acordo da política do café com leite, o governador de Minas Gerais, Antônio Carlos, deveria ser indicado. Porém, o governador de São Paulo, Julio Prestes, foi indicado na eleição presidencial. Minas Gerais rompeu com São Paulo e se aliou ao Rio Grande do Sul e Paraíba, formando a Aliança Liberal lançando como candidatos o gaúcho Getúlio Vargas para presidente e o paraibano João Pessoa para vice-presidente. A eleição de 1º de março 1930 teve o resultado divulgado em 21 de maio de 1930 e posse seria em 15 de novembro de 1930, mas só cerca de 5% da população compareceu às urnas. Júlio Prestes, candidato do Partido Republicano Paulista, apoiado pelo governo, venceu a disputa. A Aliança Liberal acusou-o de fraude. João Pessoa foi assassinado, em 26 de julho de 1930, por disputas internas da Paraíba. Aliança Liberal acusou o governo do assassinato de João Pessoa. Em 03/10/1930, rebeldes liderados por Getúlio Vargas partiram do Rio Grande do Sul dispostos a derrubar o governo. O presidente Washington Luís foi preso e uma junta militar entregou o poder a Getúlio Vargas. Era a chamada Revolução de 1930.
No poder Getúlio Vargas tomou uma série de medidas:
• Getúlio atraiu parte do movimento tenentista, donos de indústrias, classe média urbana, entre outros grupos.
• Cancelou a Constituição de 1891.
• Fechou o Congresso Nacional e as Assembleias dos estados e municípios.
• Suspendeu o pagamento da dívida externa.
• Afastou os governadores e nomeou interventores em seus lugares. A maioria era ligada ao tenentismo. A intenção era enfraquecer o poder das oligarquias.
• Criou o Ministério do Trabalho com a regulação do trabalho de mulheres e crianças, jornada de trabalho de 8 horas e horas extras, descanso semanal remunerado, direito à licença-maternidade, concessão do direito a férias entre outros.
• Criação do Ministério da Educação e saúde com a criação de hospitais, de uma rede de escolas públicas, de escolas de formação de professores, técnicas e universidades.
Getúlio Vargas nomeou interventores para os governos dos estados, cancelou a Constituição de 1891 e fechou o Congresso Nacional e as Assembleias Estaduais. Isso trouxe grande insatisfação em São Paulo. Os paulistas formaram a Frente Única Paulista (FUP), contra a nomeação do interventor tenente João Alberto e exigiram a autonomia dos estados e uma nova constituição. São Paulo decidiu pela guerra contra o governo federal. O conflito começou em 9 de julho de 1932. Apenas Mato Grosso apoiou São Paulo. Esse confronto ficou conhecido como Revolução Constitucionalista, pois os paulistas justificavam que lutavam pelo direito de o Brasil ter uma nova Constituição. Guerra Paulista, era o nome em outros estados. São Paulo não recebeu o apoio esperado de outros estados e em 1º de outubro de 1932 foi assinada a rendição de São Paulo. Paulistas consideram-se “moralmente vitoriosos”, pois Getúlio concordou em convocar eleições para deputados, para criar a nova constituição que foi promulgada em 1934.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1) Quais eram os candidatos da Aliança Liberal? Quais estados se uniram para formar a Aliança Liberal? *
Porque os Paulistas consideram-se “moralmente vitoriosos”?
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
A Aliança Liberal foi uma aliança política no Brasil efetuada no início de agosto de 1929 por iniciativa de líderes políticos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul com intuito de apoiar as candidaturas de Getúlio Vargas e João Pessoa à presidência e vice-presidência nas eleições de 1 de março de 1930, em oposição a Júlio Prestes, o candidato paulista do também paulista e então presidente Washington Luís
Explicação:
cleimarfacciochijuni:
vl
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás