• Matéria: Sociologia
  • Autor: k7veiqualquercoisa
  • Perguntado 5 anos atrás

Alguém pode resumir isso por favor ?


Max Weber (1864-1920) foi um intelectual alemão e um dos fundadores da sociologia que contribuiu para os estudos sobre as relações sociais. Segundo ele:
“Por “relação” social entendemos o comportamento reciprocamente referido quanto a seu conteúdo de sentido por uma pluralidade de agentes e que se orienta por essa referência. A relação social consiste, portanto, completa e exclusivamente na probabilidade de que se aja socialmente numa forma indicável (pelo sentido), não importando, por enquanto, em que se baseia essa probabilidade.
Os seres humanos não conseguem viver isoladamente. No decorrer de nossas vidas, vamos desenvolvendo uma série de habilidades para nos relacionar com o mundo que nos cerca. Assim formamos o nosso jeito de ser, nos desenvolvemos intelectualmente e aprendemos a viver com outras pessoas, das quais necessitamos para concretizar nossos projetos. As relações entre as pessoas, entre os grupos sociais e as próprias pessoas e grupos formam a sociedade. É comum utilizar-se o termo sociedade civil para designar o conjunto de pessoas e grupos sociais (e suas relações) que compõem um país.


Os tipos ideais servem como modelos e a partir deles a citada infinidade pode ser resumida em quatro ações fundamentais, a saber:
1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional;
2. Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético;
3. Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc;
4. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados.



De acordo com o contexto que ocorrem, as relações sociais podem ser:
Formais: destituídas de relação de companheirismo e afeto entre os membros, as relações formais geralmente são passageiras desenvolvidas em diversos contextos da vida, por exemplo no trabalho.
Informais: relações duradouras e desenvolvidas por meio do afeto entre as pessoas que interagem e, portanto, é realizada por meio de uma linguagem mais coloquial, por exemplo, as relações familiares e de amizade.
Alguns exemplos de tipos de relações sociais são:
Relação Familiar
Relação Cultural
Relação Pedagógica
Relações Econômica
Relação Comercial
Relação Política
Relações Religiosa

Crianças ou adolescentes que apresentam um comportamento antissocial são percebidas como socialmente incompetentes, à medida que utilizam mecanismos de interação e de solução de problemas considerados socialmente inadequados. O termo antissocial é empregado para se referir a todo o comportamento que infrinja regras sociais ou que seja uma ação contra os outros, tais como comportamento agressivo, comportamento infrator, vandalismo, piromania, entre outros.
Nos últimos anos tem havido um aumento preocupante no número de jovens e adultos com a síndrome do isolamento social. Essa síndrome era originalmente conhecida como hikikomori, que em japonês significa estar confinado. A pessoa que sofre de Hikikomori tenta evitar qualquer contato com o mundo exterior. O seu medo de deixar o seu ambiente de segurança ou zona de conforto é muito grande. Para isso, ele mergulha em um completo isolamento social: se fecha por longos períodos em um quarto da sua casa. A principal razão para não sair se deve ao seu profundo desejo de permanecer sozinho e à sua indiferença generalizada pelos outros.
Algumas crenças fortalecem preconceitos contra os idosos já que versam sobre premissas que não são verdadeiras como: os idosos não podem trabalhar; as pessoas mais velhas são todas iguais, possuem saúde debilitada; os idosos são frágeis; não conseguem resolver suas necessidades básicas, os mais velhos nada têm a contribuir, e são um ônus econômico para a sociedade.


rCedric: tá doido mano, escreveu a bíblia inteira ai
rCedric: vou tentar
k7veiqualquercoisa: foi mal vei kk

Respostas

respondido por: kamillysilva9244
1

Resposta:

Max Weber foi um intelectual alemão e um dos fundadores da sociologia que contribuiu para os estudos sobre as relações sociais. ""Por "relação" social entendemos o comportamento reciprocamente referido quanto a seu conteúdo de sentido por uma pluralidade de agentes e que se orienta por essa referência. A relação social consiste, portanto, completa e exclusivamente na probabilidade de que se aja socialmente numa forma indicável , não importando, por enquanto, em que se baseia essa probabilidade. As relações entre as pessoas, entre os grupos sociais e as próprias pessoas e grupos formam a sociedade.

Crianças ou adolescentes que apresentam um comportamento antissocial são percebidas como socialmente incompetentes, à medida que utilizam mecanismos de interação e de solução de problemas considerados socialmente inadequados. O termo antissocial é empregado para se referir a todo o comportamento que infrinja regras sociais ou que seja uma ação contra os outros, tais como comportamento agressivo, comportamento infrator, vandalismo, piromania, entre outros. Nos últimos anos tem havido um aumento preocupante no número de jovens e adultos com a síndrome do isolamento social. Essa síndrome era originalmente conhecida como hikikomori, que em japonês significa estar confinado.

A principal razão para não sair se deve ao seu profundo desejo de permanecer sozinho e à sua indiferença generalizada pelos outros.

Perguntas similares