Com a necessidade de um novo foco de investigação sobre o homem e depois a distinção entre Homem e a Natureza, no início do século XIX, as investigações tenderam para o Cientificismo que impregnava a perspectiva positivista. Assim, dá-sea segmentação ou a compartimentação das Ciências em Áreas que se preocupavam com uma dimensão restrita do Homem. Analise as alternativas a seguir quanto à organização de distintas Áreas de Saber Científico e, por conseguinte, de diferentes Disciplinas que passaram a compor o repertório das Ciências Sociais. Assinale a alternativa CORRETA:
A)
Sociologia, Economia, Antropologia, Eurogênia.
B)
Sociologia, Economia, Antropologia, Política.
C)
Sociologia, Economia, Antropologia, Didática.
D)
Sociologia, Economia, Antropologia, Cultura.
E)
Sociologia, Economia, Antropologia, Biologia.
Respostas
Resposta:
B
Explicação:
B)
Sociologia, Economia, Antropologia, Política.
As áreas compartimentadas nas ciências sociais com as novas necessidades do século XIX foram a Sociologia, Economia, Antropologia e Política. Letra B.
Positivismo
Surgiu na França no século XIX e defende que o conhecimento científico é o único conhecimento verdadeiro. A partir do cientificismo buscou explicar leis da física, relações sociais e ética. Defende a ideia de progresso, na qual a humanidade marcha constantemente a ele.
O positivismo foi influenciado pela Revolução Industrial, pelas crises sociais e a urbanização. No Brasil, o positivismo influenciou os militares e o movimento republicano que pôs fim ao Império.
Uma das principais críticas ao positivismo é que não é possível inferir uma lei universal e evidências absolutas a partir da observação de casos específicos. Por exemplo, devemos levar em conta o contexto histórico e social em casos específico nas ciências sociais.
Leia sobre o Positivismo: https://brainly.com.br/tarefa/4174939
#SPJ2