Em desastres como o de Mariana e Brumadinho, as pessoas sofrem grandes perdas (casa, trabalho, animais, dentre outros) que provocam uma mudança em suas vidas, mudando sua forma de existir. Um dos agravantes à saúde mental dos afetados de acordo com Noel et al. (2019) foi devido à maioria dos óbitos ter sido de trabalhadores da mineradora onde a barragem rompeu, fazendo com que os sobreviventes tivessem que lidar com perda de vários amigos, colegas de trabalho e do trabalho.
Considerando que essas vivências expostas podem causar alterações nas relações socioafetivas da comunidade, acarretando grande possibilidade para o desenvolvimento de transtornos psicopatológicos em médio e longo prazos, no que se refere a reações de 72 horas, até 3 meses ou mais de 3 meses, avalie as afirmações a seguir:
I- Imediata aguda, na qual ocorre o estresse normal com reação de alarme; reações fisiológicas, motoras e cognitivas: taquicardia, sudorese, hiperatividade, agressividade.
II- Pós-imediata, assimilação em que ocorre estresse agudo com reações de reviver; evitar, reação ansiosa e paralisia.
III- Crônica Potencial Sintomático, na qual ocorre depressão com reações de reviver; evitar e atividade neurovegetativa.
Respostas
respondido por:
15
Resposta:
I e II, apenas
Explicação:
respondido por:
5
A avaliação dos transtornos psicopatológicos como consequência do ocorrido no local fazem parte da assimilação e do estresse como parte de um reflexo negativo desse processo. Apenas I e II são corretas.
Porém, a depressão em reviver esse momento nas lembranças ou evitar a atividade neurovegetativa não se enquadram nesse estado de avaliação até três meses do ocorrido.
A maior consequência do rompimento das barragens, não se observa apenas em curto prazo, pois a gravidade do problema ocorre durante anos, vide o último acidente realizado pela mesma construtora responsável por Brumadinho MG.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/21144181
Anexos:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás