1 – COMPLETE O GLOSSÁRIO DE TERMOS E EXPRESSÕES ANTI-RACISTAS:
AFRICANIDADE:
AFRODESCENTE:
ANCESTRALIDADE:
AUTO-ESTIMA:
:COMPLEXIDADE
CIRCULARIDADE:
CORPO:
CORPORALIDADE:
CULTURA/ CULTURA NEGRA:
DISCRIMINAÇÃO RACIAL:
DIVERSIDADE:
ESTEREÓTIPO:
ETNIA/GRUPO ÉTNICO:
ETNOCENTRISMO:
GRIÔ:
HISTÓRIA:
HISTÓRIA DA ÁFRICA:
IDENTIDADE:
MEMÓRIA:
MITO:
MULTICULTURALISMO:
ORALIDADE:
PLURALISMO:
PRECONCEITO:
RAÇA:
RACISMO:
SEGREGAÇÃO RACIAL:
TERRITÓRIO/ TERRITORIALIDADE:
pfvr e pra hj me ajudem
Respostas
Resposta:
Africanidade: é a amplitude e valorização da cultura africana, reconhecendo, valorizando, significando e ressignificando as práticas culturais africanas.
Afrodescendente: São as pessoas que tem descendência afro-brasileira ou afro-africanas.
Ancestralidade: Está relacionada à hereditariedade e representa uma forma respeitosa de honrar e lembrar dos nossos antepassados. Nesta direção, a ancestralidade relata quais foram as pessoas que fizeram parte de uma família.
Auto-estima: É a valorização, positiva ou negativa, que temos de nós mesmos. Seja por nossas características corporais (físicas), mentais e espirituais que formam a personalidade.
Complexidade: Característica do que é complexo, de difícil compreensão ou entendimento. É difícil, confuso, complicado.
Circularidade: É associado às diferenças culturais no sentido de apropriação e transformação social. Logo, a circularidade pode ser entendida como uma forma de troca de valores entre duas culturas diferentes.
Corpo: O termo abrange várias concepções. Refere-se, por exemplo, àquilo que tem uma extensão limitada e que é perceptível pelos sentidos, ao conjunto dos sistemas orgânicos que constituem um ser vivo, ao conjunto das coisas contidas numa obra escrita e à espessura ou densidade dos líquidos.
Corporalidade: É uma relação entre o mundo interior e exterior, são todos os movimentos do corpo, como andar, correr, pular, e as posturas em pé, sentado e deitado, estando relacionada com a individualidade de cada pessoa.
Cultura negra: É a cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade.
Discriminação racial: É qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência ou origem étnica com a finalidade de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública.
Diversidade: São diferenças. Por exemplo, existe diversidade nas culturas, cada região segue costumes diferentes de outras regiões. Diversidade são variações, mudanças, etc.
Esteriótipo: É o conceito ou imagem padronizada e generalizada estabelecida pelo senso comum, sem conhecimento profundo, sobre algo ou alguém. Estereótipo é usado principalmente para definir e limitar pessoas quanto a aparência, naturalidade e comportamento.
Etnia/grupo étnico: Etnia está relacionada a uma comunidade humana que possui os mesmos fatores culturais, tal como nacionalidade, língua, religiões e tradições. Já grupo étnico é uma coletividade de indivíduos que se diferencia pela especificidade sociocultural, refletida principalmente na língua, religião e maneiras de agir.
Etnocentrismo: É a valorização de uma cultura acima de outras, ou seja, quando os indivíduos de determinado grupo afirmam serem melhores que outros por algum aspecto, podendo ser socialmente, ou etnicamente.
Griô: São contadores de histórias africanas. Eles contam a história social, cultural, política e religiosa dos povos em forma de poesia enquanto tocam alguns instrumentos. Os primeiros Griôs surgiram no Império de Mali.
História: É a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço à análise de processos e eventos ocorridos no passado. O termo "história" também pode significar toda a informação do passado arquivada, por intermédios de registros históricos.
História da África: A África é um continente com rica diversidade cultural. Muitos africanos desembarcaram por aqui durante a escravidão, entre os séculos XVI e XIX, trazendo junto às suas danças, culinária, rituais religiosos e costumes. Ao que tudo indica, o primeiro estado da África a formar-se no continente foi o Egito, há mais de 5 mil anos. Porém, desde a antiguidade povos de todos os continentes exploraram a África atrás das suas riquezas, como o ouro e o sal.
Identidade: São características particulares de cada indivíduo (a essência dele). Sejam as mais básicas como nome e data de nascimento, até a maneira como ele se comporta e age em determinadas situações, e ainda as opiniões que possui a cerca de diversos assuntos.
Memória: É o armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiências ouvidas ou vividas. Relaciona-se fortemente à aprendizagem que é a obtenção de novos conhecimentos, pois utiliza a memória para reter tais informações no cérebro.
Mito: É parte da tradição oral contada de gerações em gerações, sendo basicamente um relato fantástico, onde seres e divindades com poderes mágicos representam as forças e fenômenos da natureza, incorporando-se à condição humana.
Continuo nos comentários!
Preconceito: É uma posição ou opinião sem fundamentos e sem respeito a uma sociedade e ao bem estar de todos. Isto é, são conceitos pré-estabelecidos por opiniões individuais, prejudicando todo um contexto social.
Racismo: É uma prática desumana em que o ser humano menospreza e desrespeita o seu semelhante por conta da cor da pele. Também é considerado como uma forma de segregação ou separação das raças (branca, negra, parda, indígena).
Território/Territorialidade: Território é uma parte delimitada do espaço geográfico em que um Estado exerce sua soberania.
Já a territorialidade, é a percepção que temos do poder exercido por um indivíduo ou, um grupo, em dado espaço geográfico.
Espero ter ajudado!
O Magazine Luiza é uma rede varejista de eletrônicos e móveis brasileira, fundada em 1957 na cidade de Franca pelo casal Pelegrino José Donato e sua esposa Luiza Trajano Donato.O Magazine Luiza é uma rede varejista de eletrônicos e móveis brasileira, fundada em 1957 na cidade de Franca pelo casal Pelegrino José Donato e sua esposa Luiza Trajano Donato.
Explicação:
Oralidade: É a transmissão oral dos conhecimentos armazenados na memória humana. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente.