Respostas
Resposta:
Existem dois grandes processos metabólicos, o catabolismo e o anabolismo.
Explicação:
1. Catabolismo: também chamado de via degradativa, é um processo contínuo e compreende as reações que promovem a degradação das moléculas complexas em produtos mais simples, com a liberação de energia. A energia liberada pela via catabólica é utilizada pelo organismo para a realização das mais diversas atividades. As vias catabólicas podem ser classificadas como metabolismo aeróbico e metabolismo anaeróbico, como veremos a seguir:
Metabolismo aeróbico: As reações ocorrem na presença de oxigênio, que, nas cadeias respiratórias, funciona como aceitador final de elétrons e combina-se com o hidrogênio para formar água. No metabolismo aeróbico, os produtos finais das reações são água e gás carbônico.
Metabolismo anaeróbico: As reações ocorrem na ausência de oxigênio. Os aceitadores finais de elétrons nesse tipo de metabolismo podem ser íons nitrato, sulfato, fumarato e também a amônia. Dentre os produtos finais dessas reações, podemos destacar o lactato (fermentação láctica) e o etanol (fermentação alcoólica).
O saldo final de energia produzida no metabolismo aeróbico é maior do que no anaeróbico.
2. Anabolismo: também chamado de via biossintética, compreende as reações nas quais moléculas complexas são produzidas a partir de moléculas simples. Para que as reações ocorram, é necessário o consumo de energia. O anabolismo é essencial, por exemplo, para o processo de crescimento e manutenção do organismo.
As vias metabólicas são irreversíveis, distintas, entretanto, interligadas. A energia liberada no processo de degradação das moléculas (via catabólica ou degradativa) é utilizada para a síntese de biomoléculas (via anabólica ou biossintética) e outras reações.
Além da energia, a quebra de moléculas orgânicas libera carbono, que pode ser utilizado na síntese de biomoléculas. Compostos intermediários de processos como o ciclo do ácido cítrico (um dos processo que ocorrem na respiração celular) também podem ser utilizados nas vias anabólicas como precursores para a síntese de biomoléculas.
Fonte: https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/metabolismo.htm