• Matéria: Psicologia
  • Autor: silvanaabreu7
  • Perguntado 5 anos atrás

Das abordagens mais citadas no campo terapêutico de atendimento às emergências, consta o que é chamado de “debriefing”. Debriefing é descrito como o termo genérico para as intervenções imediatas após um trauma (geralmente no período de até três dias) e procura aliviar o estresse com o objetivo de evitar patologias de longa duração, por meio da reconstrução narrativa da experiência e da ventilação catártica de seus impactos penosos. A literatura sobre o uso do debriefing psicológico permanece mal definida. O consenso atual sugere que o debriefing 122 sobre o incidente crítico é possivelmente nocivo. Isto é, que o debriefing psicológico é provavelmente ineficaz, e que maior ênfase deve ser dada à triagem dos pacientes que desenvolvem reações ditas patológicas, fornecendo a eles uma intervenção precoce (DEVILLY; WRIGHT; GIST, 2003).



No entanto, as intervenções fundamentadas nos primeiros auxílios psicológicos (PAP) são apresentadas na literatura como uma alternativa mais segura de intervenção preventiva nas situações de emergência e desastre. A partir desse pressuposto, avalie as afirmações a seguir:



I- A PAP é uma prática de suporte às vítimas de emergências e desastres recomendada por importantes organismos como a Organização Mundial da Saúde – WHO, Inter-Agency Standing Committee (IASC) e o Sphere Project, sendo considerada uma alternativa ao debriefing psicológico.

II- Essas práticas são entendidas como uma resposta humana e de apoio às pessoas em situação de sofrimento e com necessidade de apoio.

III- Os principais objetivos da PAP são: oferecer apoio não invasivo, minimizar o perigo de morte, proteger as pessoas de danos adicionais e auxiliar e orientar as pessoas com as fontes de ajuda disponíveis.



É correto o que se afirma em:

A)
I, apenas.

B)
II e III, apenas.

C)
I e II, apenas.

D)
I, II e III.

E)
III, apenas.

Respostas

respondido por: paulclivanlan
16

Resposta:

I, II e III

Explicação:

A PAP é uma prática de suporte às vítimas de emergências e desastres recomendada por importantes organismos como a Organização Mundial da Saúde – WHO, Inter-Agency Standing Committee (IASC) e o Sphere Project, sendo considerada uma alternativa ao debriefing psicológico (JACOBS et al., 2016).

Essas práticas são entendidas como uma resposta humana e de apoio às pessoas em situação de sofrimento e com necessidade de apoio.

Os principais objetivos da PAP são: oferecer apoio não invasivo, minimizar o perigo de morte, proteger as pessoas de  danos adicionais e auxiliar e orientar as pessoas com as fontes de ajuda disponíveis (PARANHOS; WELANG, 2015; SLAIKEU, 1996; WHO, 2011).

Consta na página 11 no PDF. Anexei o arquivo.

Anexos:
respondido por: vanessafonntoura
7

Sobre os primeiros auxílios psicológicos (PAP) podemos afirmar que D)  I, II e III.

Os primeiros auxílios psicológicos são pressupostos que visam ajudar e a minimizar com o impacto emocional para conferir um suporte para as vítimas de modo a diminuir o estresse do evento. Como é apresentado na afirmativa II.

Como afirma a alternativa I, É uma prática que serve de suporte para as vítimas de emergências que são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. São respostas para o sofrimento e que consideram a necessidade de apoio.

A alternativa III também está correta porque os Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) podem ser usados por todas as pessoas desde que estejam condições para auxiliar, com o apoio de modo não invasivo e visando minimizar a propensão da morte.

Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/20853887

Espero ter ajudado.

Anexos:
Perguntas similares