• Matéria: Geografia
  • Autor: isabellev800
  • Perguntado 4 anos atrás

Descreva como se desenvolveu a formação econômica no Brasil à partir do descobrimento do Brasil do séc XV até o séc XIX:


Anônimo: Tem um servidor de discord para passar respostas do google Classroom do 8º ao 1ª grau link: https://discord.gg/M6zW6urNSF temos mais de 7.000 membros 2º e 3º grau futuramente (OBS) SERVIDOR PARA O PARANÁ

Respostas

respondido por: tanakasam79
2

Resposta:

O processo de colonização do Brasil esteve inserido na lógica de acumulação primitiva de capital ou mercantilismo (séculos XV ao XVIII), período marcado pela 1ª Divisão Internacional do Trabalho, em que diferentes regiões forneciam bens agrícolas, vegetais e minerais para as metrópoles, que por sua vez ficavam responsáveis pela fabricação dos produtos manufaturados. Nesse contexto, o Oriente era o produtor de especiarias, a África fornecia a mão de obra escrava, a América Latina se destacava principalmente pela mineração, enquanto que a Europa Ocidental produzia as manufaturas. O Brasil foi responsável pelo fornecimento de matérias-primas em diferentes períodos: pau-brasil, cana-de-açúcar, mineração, café.

A expansão mercantilista de Portugal iniciada no século XV foi pautada na conquista e expropriação material e cultural, alcançando status de nação expansionista ao quebrar o monopólio italiano e abrir novos caminhos pela costa da África. O Brasil, diferente de países como Peru e México, não possuía uma sociedade hierarquizada e tão bem organizada, nem mesmo contava com grandes jazidas de ouro e prata. Mas a rivalidade entre os centros expansivos europeus fez com que os portugueses tratassem de explorar e ocupar ao máximo o território brasileiro. Tal determinação de origem perpetuou-se em sociedades que tinham na conquista do solo um dos seus vetores de estruturação, em certo sentido até os dias atuais.

As sesmarias e as capitanias hereditárias pareciam feudos, tinham antecedentes feudais, mas sua essência não era feudal, funcionavam como mecanismos de expansão do sistema capitalista mercantil.

O cultivo da cana-de-açúcar (que obteve seu auge entre o final do século XVI e meados do século XVII), baseado no sistema colônia-metrópole, estruturou o comércio e o desenvolvimento das cidades nordestinas, principalmente na faixa litorânea. Portugal ampliou seu comércio açucareiro com os recursos investidos principalmente em Pernambuco, com base no trabalho indígena e capital estrangeiro (holandês). Para produzir de acordo com as necessidades da colônia, foram trazidos os negros africanos. Esse sistema consolidou a estrutura fundiária encontrada na região até os dias atuais, marcada por uma concentração de terras e influência de oligarquias e famílias tradicionais nas decisões políticas e econômicas.

A economia açucareira norteou outras atividades, como a criação de gado (carne, transporte, energia para os engenhos, sebo, lenha para as caldeiras), sendo que esta atividade acabou por se expandir para áreas do sertão, constituindo a base de sua economia. Ao final do século XVII, o açúcar produzido nas Antilhas aumentou a oferta do produto no mercado internacional, abaixando vertiginosamente seu preço. Com o declínio da produção açucareira, a pecuária absorveu grande parte da população.

Explicação:

Acho que ajudei você


isabellev800: Muito obg
respondido por: jessicalais82237
2

Resposta:

Um breve resumo-

O Brasil, durante a colonização portuguesa, exerceu a função de fornecedor de matérias-primas e não conseguiu alcançar sua industrialização.

Explicação:

A outra resposta que a outra pessoa respondeu acima é o texto completo e está correto, então peguei um resuminho.

Espero ter ajudado. Bons estudos!


isabellev800: Muito obg! Ajudou mt
Perguntas similares