• Matéria: Português
  • Autor: rayssayoutuber2010
  • Perguntado 4 anos atrás

oii novamente, vou colocar um texto e perguntas pfv le-em com cuidado cauma e dps ve as perguntas e coloquem as resposta plss




No jogo de decisão do campeonato, Eváglio torceu pelo Atlético Mineiro, não porque fosse atleticano ou mineiro, mas porque receava o carnaval nas ruas se o Flamengo vencesse. Visitava um amigo em bairro distante, nenhum dos dois tem carro, e ele previa que a volta seria problema.O Flamengo triunfou, e Eváglio deixou de ser atleticano para detestar todos os clubes de futebol, que perturbam a vida urbana com suas vitórias. Saindo em busca de táxi inexistente, acabou se metendo num ônibus em que não cabia mais ninguém, e havia duas bandeiras rubro-negras para cada passageiro. E não eram bandeiras pequenas nem torcedores exaustos: estes pareciam ter guardado a capacidade de grito para depois da vitória.Eváglio sentiu-se dentro do Maracanã, até mesmo dentro da bola chutada por 44 pés. A bola era ele, embora ninguém reparasse naquela esfera humana que ansiava por tornar a ser gente a caminho de casa.Lembrando-se de que torcera pelo vencido, teve medo, para não dizer terror. Se lessem em seu íntimo o segredo, estava perdido. Mas todos cantavam, sambavam com alegria tão pura que ele próprio começou a sentir um pouco de Flamengo dentro de si. Era o canto? Eram braços e pernas falando além da boca? A emanação de entusiasmo o contagiava e transformava. Marcou com a cabeça o acompanhamento da música. Abriu os lábios, simulando cantar. Cantou. Ao dar fé de si, disputava à morena frenética a posse de uma bandeira. Queria enrolar-se no pano para exteriorizar o ser partidário que pulava em suas entranhas. [...]O pessoal desceu na Gávea, empurrando Eváglio para descer também e continuar a festa, mas Eváglio mora em Ipanema, e já com o pé no estribo se lembrou. Loucura continuar flamengo a noite inteira [...].Segurou firme na porta, gritou: “Eu volto, gente! Vou só trocar de roupa”e, não se sabe como, chegou intacto ao lar, já sem compromisso clubista.

PERGUNTAS


a) Que times estavam jogando?
d) Onde Eváglio estava na hora do jogo?
c)Para quem Eváglio estava torcendo? Por quê?
d) Qual foi o resultado do jogo?
e) Eváglio gostou do resultado?
f) Por que Eváglio passou a detestar todos os times de futebol?

Que fato do cotidiano é narrado na crônica O torcedor?
Quem são as personagens dessa crônica?
O narrador da crônica é uma personagem ou apenas um observador? Explique.

Por que Eváglio previa que a volta para casa seria um problema?
Releia este trecho da crônica.Lembrando-se de que torcera pelo vencido, teve medo, para não dizer terror. Se lessem em seu íntimo o segredo, estava perdido.

Qual era o segredo de Eváglio?

Releia os seguintes trechos da crônica. Por que os clubes de futebol perturbam a vida na cidade? Que sentimentos Eváglio teve diante da vitória do Flamengo? Raiva. Orgulho. Desprezo. Alegria.Escreva como Eváglio se sentia nesse momento. E, agora, como Eváglio se sente?8Assinale as alternativas que melhor representam o humor da crônica. O contraste dos sentimentos de Eváglio no início e no final da história. A surpresa por ter chegado em casa são e salvo da festa. O medo do carnaval que aconteceria na rua caso o Flamengo fosse vencedor.9Essa história poderia ter acontecido na vida real? Explique. Você acha que o fato de a crônica narrar fatos comuns de forma bem-humorada aproxima ou distancia o leitor dos acontecimentos? Explique. De olho na linguagem10ImageREPRODUÇÃOObserve a bandeira do Flamengo e explique por que ela é chamada de rubro-negra. 11Releia esta frase.Ao dar fé de si, disputava à morena frenética a posse de uma bandeira.Qual é o significado da expressão ao dar fé de si? Ter uma religião. Perceber-se.Qual é o significado da expressão disputava à? Competia com. Dividia com.Agora, sem mudar o sentido, reescreva a frase usando as respostas dos itens a e b e fazendo os ajustes necessários.

FIM
kk desculpa quem leu tudo isso:) e mto obgd isso é revisão de prova
Releia esta outra frase do texto.
''Queria enrolar-se no pano para exteriorizar o ser partidário que pulava em suas entranhas''
Ligue com um traço as palavras ou expressões destacadas ao seu significado.

Circule as palavras que têm significado próximo ao das que estão destacadas na frase.
A emanação de entusiasmo o contagiava.

Respostas

respondido por: sarahidabelle
4

Resposta:

Alegria.Escreva como Eváglio se sentia nesse momento. E, agora, como Eváglio se sente?8Assinale as alternativas que melhor representam o humor da crônica. O contraste dos sentimentos de Eváglio no início e no final da história. A surpresa por ter chegado em casa são e salvo da festa. O medo do carnaval

Perguntas similares