Respostas
Resposta:
As vitaminas são nutrientes extremamente importantes para a nossa saúde e que podem ser obtidas a partir da nossa alimentação. Sem as vitaminas necessárias, nosso corpo enfrenta uma série de problemas que vão desde alterações na pele, anemia, retardo no crescimento, até problemas neurológicos. A seguir, falaremos mais a respeito da importância das vitaminas.
→ Importância das vitaminas na alimentação
As vitaminas são moléculas orgânicas que são obtidas pelo nosso corpo por meio, principalmente, da alimentação. Algumas vitaminas são também produzidas em nosso corpo, como é o caso da vitamina D e K. A vitamina K é produzida por bactérias em nosso intestino, enquanto a vitamina D é produzida quando expomos nossa pele à luz solar.
Leia também: Importância dos protetores solares
Uma alimentação saudável consegue garantir, na maioria das vezes, que todas as vitaminas estejam disponíveis para o funcionamento adequado do nosso organismo. Um fato curioso é que, diferentemente dos outros nutrientes, as vitaminas não necessitam ser ingeridas em grande quantidade.
Vale destacar que apesar da baixa necessidade diária, elas também são importantes e sua não ingestão pode levar a problemas graves de saúde. Dá-se o nome de hipovitaminose ou avitaminose a carência de vitaminas no nosso corpo.
Alguns dos problemas causados pela baixa quantidade de vitamina no corpo são:
Beribéri (deficiência de vitamina B1)
Anemia (deficiência de vitamina B6, B9, B12)
Problemas de visão (deficiência de vitamina A)
Deformações ósseas (deficiência de vitamina D)
Problemas de coagulação sanguínea (deficiência de vitamina K)
Escorbuto (deficiência de vitamina C)
Leia também: Recomendações para uma alimentação saudável
Quais alimentos fornecem vitaminas?

Saber escolher os alimentos é fundamental para fornecer ao nosso corpo as vitaminas necessárias para o funcionamento do organismo.
Para se obter as vitaminas necessárias para o funcionamento adequado do nosso corpo, é fundamental incluir na alimentação, alimentos como frutas, legumes, verduras, grãos, ovos, carne, leite e derivados. A chave de tudo está em uma alimentação balanceada, rica em diferentes alimentos.