• Matéria: História
  • Autor: diuliaborges
  • Perguntado 9 anos atrás

O que foi a coexistência pacífica ?ela significou de fato a plena pacificação das relações entre duas super potências ? justifique sua resposta

Respostas

respondido por: joaoaugustomp3
411
Foi um termo usado pelo premier soviético Nikita Khrushchev para denominar as relações harmônicas que deveriam existir entre o bloco capitalista (liderado pelos EUA) e o bloco socialista (liderado pela URSS). Apesar da relativa reaproximação dos lideres das duas superpotências, a coexistência pacífica não ocorreu plenamente, pois durante o período houveram diversas crises que poderiam ter causado uma guerra nuclear. Exemplo: Crise dos Misseis em Cuba.
respondido por: EduardoPLopes
83

A Coexistência Pacífica foi o nome oficial da política externa da União Soviética durante o período em que Khrushchev liderou politicamente o país (de 1955 a 1962), que propunha que o Comunismo e o Capitalismo poderiam existir independentes um do outro, cada um em sua zona de influência, realizando disputas sociais e econômicas fora do âmbito militar.

Não significou a plena pacificação pois as disputas indiretas (como a Guerra da Coreia, por exemplo) continuaram a acontecer, havendo ainda um forte sentimento de rivalidade (e de necessidade de superar o sistema adversário) tanto por parte dos soviéticos quanto por parte dos americanos.[

De todo modo ela colaborou para "esfriar os ânimos" entre os rivais e afastar o fantasma de uma guerra direta (e, portanto, nuclear).

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/11644437

Anexos:
Perguntas similares