UFRJ-adaptada) – "(...) meu coração estremece de infinita alegria por ver que a terra onde nasci em breve não será pisada por um pé escravo. (...) Quando a humanidade jazia no obscurantismo, a escravidão era apanágio dos tiranos; hoje, que a civilização tem aberto brecha nas muralhas da ignorância e preconceitos, a liberdade desses infelizes é um emblema sublime (...). Esta festa é a precursora de uma conquista da luz contra as trevas, da verdade contra a mentira, da liberdade contra a escravidão."
(ESTRELLA, Maria Augusta Generoso e Oliveira. "Discurso na Sessão Magna do Clube Abolicionista", 1872, Arquivo Público Estadual, Recife-PE.)
A escravidão está associada às diversas formas de exploração e de violência contra a população escrava. Essa situação, embora característica dos regimes escravocratas, registra inúmeros momentos de rebeldia. Em suas manifestações e ações cotidianas, homens e mulheres escravizados reagiram a esta condição, proporcionando formas de resistência que resultaram em processos sociais e políticos que, a médio e longo prazos, influíram na superação dessa modalidade de trabalho.
▶ CITE duas formas de resistência dos negros contra o regime da escravidão ocorridas no Brasil e EXPLIQUE como de que forma cada uma representam uma reação contrária ao regime escravista.
Respostas
respondido por:
1
São exemplos de formas de resistência dos povos escravizados no Brasil contra esta instituição imoral a prática de construir quilombos (palavra africana que quer dizer "esconderijo"), sabotar os engenhos e plantações, manter vivos os seus costumes e práticas religiosas, de modo a impedir o apagamento de sua cultura por parte da escravização.
Os quilombos, dos quais o mais simbólico é o dos Palmares, foram uma realidade durante boa parte do período de escravização, de modo que mesmo que os colonizadores destruíssem os quilombos, outros escravos que haviam conseguido escapar construíam novos quilombos e recomeçavam o processo de resistência.
ESPERO TER AJUDADO!!!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás