• Matéria: Pedagogia
  • Autor: thalitalucianasilva
  • Perguntado 4 anos atrás

Considerando que o autor literário capta a realidade pelos seus sentimentos, explorando as possibilidades linguísticas e as manipulando em níveis semântico, fonético e sintático, marque a alternativa que representa a criatividade do autor no nível fonético.
a. O pai, porém, não gostou da ideia de ver a filha casada com alguém do outro reino, ainda mais que se tratava de um simples camponês como se podia perceber pelos seus trajes singelos. (Sylvia Manzano)
b. Na água do rio ou do lago que existe na caverna, vivem o bagre-cego, o camarão pitu e o caranguejo tatuí. O bagre-cego se alimenta principalmente das algas trazidas de fora pelo rio. (Neide Simões de Mattos e Célia M. Delmont de Andrade)
c. A gente ia voltando do recreio pelo corredor, quando ouviu uma chocalhação dentro do armário das vassouras. O Pedro estava lá dentro com a cara ossuda dele enfiada nas penas do espanador, chorando de desmontar. (Stella Carr)
d. Felínea, Ramana e Ravana formam um trio inseparável. Viajam o mundo participando de concursos de bruxaria, nos quais disputam o título de rainha da feitiçaria. (Heloísa Prieto)
e. Depois acabou o medo e ela ficou só com o lobo. […]/ O lobo ficou chateado. […]/ LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO BO BO […] (Chico Buarque)

Respostas

respondido por: shirleymsgaldino
7

Resposta:

RESPOSTA LETRA A

Explicação:

A alternativa A mostra o jogo consciente do escritor Chico Buarque na alternância dos

fonemas /L/ e /B/, aproximando a linguagem do universo lúdico infantil. A intenção do autor é a de

desconstruir a figura do lobo, como um ser que mete medo: LOBO/BOBO.

Perguntas similares