O que era necessário ser implantado/melhorado na Amazônia antes da instalação dos grandes projetos?
(sem respostas desnecessárias)
Respostas
Resposta:Os discursos à respeito do desenvolvimento turístico na Amazônia transferiam ao fenômeno turístico uma função importante. Normalmente marcado por superlativos e por uma valorização seletiva dos espaços, as estratégias de turistificação nos permite compreender alguns dos interesses diversos por parte dos atores públicos e privados. Para melhor compreender este processo, centralizaremos nossa análise no período da grande época de integração (1964-1985). A análise deste processo em articulação com as diferentes escalas geográficas será um elemento importanto do método geográfico para compreender algumas características da turistificação Amazônica.
Explicação:https://youtu.be/xAM51Ovpr9M
Resposta:
RESUMO
A REGIÃO de planejamento "Amazônia Legal", de cinco milhões de Km2, sendo a maior área de florestas tropicais do mundo, passou nos últimos 30 anos por seis fases de programas de desenvolvimento regional com ações estatais e privadas: 1 Integração nacional, 2 Polamazônia, 3 Desenvolvimento rural integrado, 4 Grande Carajás, 5 Estratégias de desenvolvimento sustentável no âmbito do Programa Piloto, 6 Avança Brasil.
Com exceção do Programa Piloto Internacional, que quer contribuir ao desenvolvimento sustentável e ao manejo dos recursos naturais, todos os programas de desenvolvimento levaram a uma crescente destruição das florestas tropicais, significando 14% da área florestal da Amazônia. O mega-programa Avança Brasil, financiado em grande parte pelo governo, com ampliação da infra-estrutura e atividades econômicas reforçadas, provocará enormes impactos ambientais, o que representa grande desafio para o futuro desenvolvimento da Amazônia.
A modificação das estratégias da política regional e o desenvolvimento regional descentralizado deverão satisfazer as condições de vida da população regional, tendo como base o manejo sustentável dos recursos e a preservação da biodiversidade da Amazônia.