Na grande área das Ciências Humanas e Sociais, o tema da sociedade das massas é fundamental para a compreensão das ações humanas em uma determinada sociedade, sobretudo a partir do processo de industrialização, modernização e urbanização. A esse respeito, é correto afirmar que:
Respostas
Resposta:
O desenvolvimento econômico resultante do rápido processo de industrialização com foco na produção de bens de consumo em massa, bem como o rápido crescimento do setor de serviços, foi uma das forças motivadoras para esse tipo de organização. O processo de urbanização e a concentração da população nas grandes cidades, tornando-as centro do universo social, impactaram o formato das relações entre sujeito, mundo social e instituições do Estado.
A sociedade de massa surgiu em um momento tardio no processo de modernização.
Resposta:
sociedade de massas pode ser entendida como a sociedade em que os indivíduos agem de forma manipulada e padronizada.
Explicação:
O conceito de sociedade de massa, utilizado no meio acadêmico, diz respeito a uma forma de organização social específica e recente. Trata-se da sociedade em que a grande maioria da população está inserida em um processo de produção e de consumo, em larga escala, de bens de consumo e serviços, além de estar em conformidade com determinado modelo de comportamento generalizado – padronizado e esperado. Por isso, a palavra “massa” é utilizada, pois faz alusão àquilo que não tem autonomia de ação, que é manipulado. Sociedade de massas pode ser entendida, então, como a sociedade em que os indivíduos agem de forma semelhante no tocante aos gostos e interesses. As principais características da sociedade de massas são: forma de estruturação social observada em sociedades industriais e imersas no processo de modernização; presença de comportamentos de consumo e produção em massa de bens, de produtos e de serviços; as grandes populações das metrópoles constituem-se como sociedades de massas.