• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: eitah89tayna
  • Perguntado 4 anos atrás

gente me ajudaaa, por favor é caso de vida ou morteee

a) Identifique três ideias comuns aos dois textos.

b) Explique como o conceito do homem como ser cultural aparece em ambos e as consequências desse conceito na moralidade.

c) No fim do Texto 2 afirma-se que “será necessário que novos agentes entrem em cena e questionem valores e padrões, para que se modifique a consciência moral e novos sentimento de moralidade possibilitem padrões de comportamentos, hoje, considerados imorais”. Na sua opinião, que comportamento social, hoje considerado imoral, poderá ser social- mente aceito no futuro?

Texto 1 – Quem disse que tem que ser assim?

O homem produz a cultura e a cultura produz o homem. Nessa perspectiva, os indivíduos, ao existirem historicamente, são “ensinados” a pensar de acordo com a visão de mundo da sociedade na qual estão inseridos, que lhes é imposta a partir do processo de socialização. Tal processo estabelece, a partir da ideologia social, o que os indivíduos devem pensar e como devem agir. Mais que isso, faz as pessoas pensarem que tais ideias ou comporta- mentos são naturais; portanto, que as coisas não podem ser de outra maneira. Na Grécia Antiga, por exemplo, a desigualdade de status entre homens e mulheres era entendida como fruto da “vontade dos deuses”, que fizeram a mulher um ser inferior. Tais ideias faziam os gregos pensarem que a realidade social não poderia ser diferente.

A filosofia, por sua vez, é uma reflexão crítica que coloca em dúvida os valo- res e as ideologias sociais, bem como as bases ingênuas sobre as quais eles se fundamentam. A crítica filosófica, ao mesmo tempo em que exercita a autonomia intelectual, condição da personalidade individual autônoma, é uma atitude necessária para que os fundamentos da vida e da realidade social sejam estabelecidos a partir de concepções que eliminem a mediocridade e os preconceitos e possibilitem a emancipação humana.

Assim, se você quiser ser você mesmo – uma pessoa original e autêntica – primeiro precisa descobrir quais as ideias e valores ingênuos que lhe foram ensinados; depois, precisará submeter tais ideias e valores a uma crítica rigorosa, e, por fim, estabelecer os critérios para definir os valores que melhor irão realizá-lo como pessoa e contribuir para a construção de um mundo melhor.

Texto 2 – O sentimento de moralidade

Todo ser humano possui sentimentos diante de situações de moralidade. Tais sentimentos são chamados de senso moral. São exemplos do senso moral a indignação diante de uma situação de injustiça, o sentimento de culpa, quando fazemos algo errado, e sensação de euforia quando entendemos que a justiça foi feita.

Em geral o senso moral é determinado pelo meio sociocultural, que impõe às pessoas a consciência do certo e do errado, do justo e do injusto. Tal consciência é chamada de consciência moral.

À medida que a sociedade evolui e se transforma, modifica-se também a consciência moral das pessoas, pois os valores que condicionam o seu modo de pensar são modificados pela transformação social.

Podemos tomar como exemplo a situação da mulher na nossa sociedade. Até os anos cinquenta do século passado, a sociedade era extremamente machista e a mulher desempenhava papéis considerados secundários na sociedade, ligados ao cuidado com a casa e com os filhos. Assim a moralidade dominante da época (consciência moral das pessoas) determinava que as mulheres deveriam ser “do lar”.

As mulheres que desafiavam o modelo e estudavam ou trabalhavam eram tachadas de imorais pela sociedade e, muitas delas, ficavam com sentimento de culpa (senso moral) em decorrência das ações consideradas “imorais”.

A transformação da nossa sociedade, principalmente a partir da participação das mulheres no mundo do trabalho, provocou uma mudança na consciência social e, por sua vez, na consciência moral das pessoas. Tais transformações, muitas vezes em decorrência da luta de mulheres que não aceitavam a situação de coadjuvantes e empreendiam uma reflexão crítica sobre os valo- res estabelecidos, possibilitaram uma mudança na mentalidade, alterando a moral social a tal ponto que, hoje em dia, ao contrário do mundo das nossas avós, se impõe a mulher o valor social do estudo e do trabalho.

Nossa sociedade, no entanto, também tem seus defeitos e problemas, que transpostos para a área da moralidade impedem o aperfeiçoamento social. Assim, será necessário que novos agentes entrem em cena e questionem valores e padrões, para que se modifique a consciência moral, e novos sentimento de moralidade possibilitem padrões de comportamentos, hoje, considerados imorais.​

Respostas

respondido por: caiooliveiraa20
2

Resposta:

1 e 2

Explicação:

Desculpe Estar Respondendo, mas so estou fazendo isso pois preciso de Moedas.

Muito Obrigado

Perguntas similares