• Matéria: Geografia
  • Autor: ricopbh
  • Perguntado 4 anos atrás

Conforme estudamos sobre migrações, Japão, Europa e EUA são os lugares que mais recebem imigrantes no mundo. Essa característica se deve por quais motivos? Justifique.

Respostas

respondido por: eloacardoso2
0

As migrações ou movimentos migratórios podem acontecer por variadas razões, envolvendo desde causas naturais, como fenômenos atmosféricos (chuvas intensas, furacões), até causas sociais, como guerras, crises econômicas, entre outras.

Em geral as migrações costumam acontecer quando há algum tipo de insatisfação desencadeada na região de origem, seja ela pessoal, como o desejo de uma viagem, seja algo ocasionado por fatores externos, como a falta de oportunidades e pobreza extrema.  

O que é migração?

Migração anual de pinguins nas ilhas Orkney do Sul.

Migração anual de pinguins nas ilhas Orkney do Sul.

O verbo migrar, de acordo com o dicionário Aurélio, significa “mudar de país, ou região”. Essa definição é bem simples e objetiva, faltando algumas informações para deixar o termo mais rico e completo.

Além de mudar de país ou região, a migração significa o ato de locomover-se de uma região para a outra independentemente se haverá mudança definitiva ou não. Quando vamos à escola e voltamos para casa, estamos migrando de um local para o outro. A ação de ir a um local já é um ato migratório.

Diante disso, podemos perceber que as migrações estão sempre nas nossas ações cotidianas, desde os primórdios da humanidade, quando ainda éramos seres nômades, migrantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de migração

A locomoção de um local para o outro já pode ser considerada um movimento migratório. Com isso, existem vários tipos de migração, conforme tempo de viagem, distância ou motivo. Vejamos algumas:

Migração pendular: é uma das mais comuns, pois diz respeito ao movimento que ocorre de um lugar para o outro diariamente. Ir à escola, depois voltar para casa, ou ir a um supermercado e retornar ao lar já são exemplos da migração pendular. É o movimento que fazemos quando vamos a um local e retornamos para o local de origem no mesmo dia.

Migração sazonal: ocorre apenas em algumas épocas do ano, como em estações do ano, ou em épocas de colheitas na agricultura. Pode ocorrer em vários momentos, quando passamos alguns meses em um local e depois retornamos.

Migração de refúgio: ocorre por fatores inertes aos seres. Geralmente quem realiza esse tipo de migração está fugindo de algo que ocorreu em seu lar original, sendo chamado de refugiado. Essa fuga pode estar associada a fenômenos climáticos, guerras políticas, crises econômicas, entre outros.

Típica migração de refúgio.

Típica migração de refúgio.

Transumância: é bem parecida com a migração sazonal, mas ocorre em épocas específicas. Esse movimento é comum nas plantações de cana-de-açúcar, quando os trabalhadores vão para as fazendas apenas na época de colher a cana, retornando para suas casas quando o trabalho é finalizado.

Migração inter-regional: muito comum em épocas de festividades e férias, pois ocorre de uma região para a outra. Por exemplo, sair de Goiás e ir para a Bahia passar férias (migração entre o Centro-Oeste e o Nordeste).

Nomadismo: realizado de forma contínua, de um local para o outro. Muito comum nos primórdios da humanidade, sendo raro atualmente.

Diáspora: quando uma população inteira é dispersada de sua região local, seja à força (como os negros na época da escravidão), seja de forma espontânea (como os hebreus quando saíram do Egito antigo).

Veja também: Crise dos refugiados – a crise humanitária mais intensa do século

Causas da migração

As pessoas movimentam-se por várias razões. Com isso existem movimentos migratórios que podem acontecer instantaneamente ou de forma longa e demorada, podendo levar meses ou anos.

Migrantes indo para a Europa.  

Migrantes indo para a Europa.  

As migrações são as formas mais eficientes de conexão entre as sociedades, pois permitem trocas de culturas, línguas, costumes e tradições. Há uma grande interação entre os povos quando ocorrem movimentos migratórios, desde a Antiguidade até os dias atuais, quando eles são mais rápidos e intensos.

Observe algumas possíveis causas de movimentos migratórios:

Turismo: migrações mais comuns, como viagens à praia, ao interior, em épocas festivas, podendo ser pendulares ou com maior duração.

Economia: migrações causadas por crises econômicas em que as pessoas buscam outros locais para melhores oportunidades.

Política: migrações quando há uma ditadura em um país, forçando as pessoas a  mudarem-se por medo de represálias, prisões e perspectivas futuras.

Trabalho: migrações parecidas com as causadas pela economia, mas podem ser intraurbanas, quando uma pessoa mora em uma cidade e trabalha na oura, sendo encaixadas, também, em movimentos pendulares.

Migração: ato de migrar, de movimentar-se de um local ao outro, independentemente se de chegada ou saída.

Emigração: ato de quem sai de seu local de origem em busca de outro para satisfazer as suas necessidades.

Imigração: ato de quem chega a um local, vindo de sua terra natal, para buscar pelo que procura.

Perguntas similares