Para o circuito demonstrado abaixo, desenhe o circuito equivalente de Thévenin para a parte do circuito externo ao resistor de carga RL
Respostas
O equivalente Thevenin tem por objetivo principal simplificar um circuito facilitando futuras investigações em um determinado ponto desse circuito.
Neste equivalente, o circuito é simplificado como uma fonte de Tensão (Vth) em série com uma resistência (Rth) como pode ser visto na figura anexada à resolução.
Para determinar o equivalente, vamos calcular a diferença de potencial em circuito aberto (Vth) entre os pontos de observação do circuito e, nesta resolução*, também a corrente de curto-circuito (Isc) entre estes pontos.
A resistência Rth é, então, calculada pelo quociente entre Vth e Isc.
*Há métodos alternativos que poderiam ser aplicados neste circuito que dispensariam uma ou ambas medições.
No circuito apresentado, o resistor RL deverá ser "retirado" do circuito, pois estaremos determinando o equivalente do circuito externo a ele.
Como mostra a 2ª figura (anexo), a diferença de potencial em circuito aberto (Vth) é dado pela diferença entre as tensões nos nós A e B e, como é mostrado no desenho, o nó B é a massa do circuito, que consideraremos 0V.
Perceba que, como o circuito está aberto entre os pontos A e B, não haverá passagem de corrente nesse ramo e, dessa forma, podemos afirmar que a tensão no nó A é igual a tensão no nó C.
Vamos aplicar a Lei de Kirchhoff das Correntes nos nós C e D.
Nó C:
Nó D:
Temos um sistema de equações com duas equações e duas incógnitas, resolvendo por qualquer método conhecido (vou omitir os cálculos), chegamos às tensões:
Com isso, temos que Vth vale:
Agora, curto circuitando os pontos A e B (3ª figura), ou seja, tensão no nó A será igual a tensão no nó B, vamos calcular a corrente Isc que atravessa o resistor de 1,2kΩ utilizando novamente a Lei de Kirchhoff das Correntes.
Perceba só haverá mudança na equação para o nó C, a equação do nó D permanece inalterada.
Nó C:
Novamente, temos um sistema de equações com duas equações e duas incógnitas, lembrando que a 2ª equação é a equação do nó D vista anteriormente. Resolvendo este sistema, chegamos às tensões:
Com isso, temos:
Por fim, vamos determinar o valor da resistência Rth:
Assim, o equivalente de Thevenin ficará como mostrado na última figura anexada.