Respostas
Resposta:
relatorio do filme 300
O filme 300 relata a historia de esparta a cidade militar da Grécia no filme o rei xerces que sustenta ser um deus rei tenta expandir seu territorio, mais ele se depara com uma cidade que foieducada para o combate e também com o destemido rei Leonidas o mais bravo dos espartanos.
Resposta:
TREINAMENTO MILITAR (desde a infância) O filme 300 começa mostrando como eram treinados seus grandes guerreiros, esse rígido treinamento militar chamado de ”agoge” que era o processo educacional da cidade-estado começava com as crianças e adolescentes do sexo masculino esse processo durava dos 7 anos aos 20 anos de idade aproximadamente. Caso o bebê nascesse com alguma deformidade era morto (afogamento, jogado de penhascos), caso sobrevivesse a família poderia ficar com o bebê até o mesmo completar 7 ano de vida ai a criança homolói seria entregue aos campos de treinamento. Essa educação militar estava voltada a manutenção do poder de Esparta, pois era bem menor que outros grupos sócias que viviam subjugados pela força. Mais quando um mensageiro adentra em Esparta e tenta convencer o rei Leônidas a se render ao gigante Xerxes e assim Esparta seria escravizada, Fazendo valer ele Leônidas mostra seus ensinamentos aprendidos ainda na sua infância que guerreiros Espartanos nunca se entregam e com um chute derruba o mensageiro e salienta com a frase “aqui é Esparta”.
PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE ESPARTANA A educação das mulheres era até certo ponto parecida com a dos homens, pois acreditavam que se a mulher fosse forte e saudável quando fosse dar a luz viria um menino forte como a mãe e seria um bom guerreiro, a mulher também tinha um papel político quando seu marido estivesse guerreando, ter muitos filhos era sinal de vitalidade em Esparta. No filme com Leônidas guerreando sua mulher tinha papel político na sociedade Espartana pois era ela que ficava com o poder na falta do seu rei.