Respostas
1) LEALDADE
Ao contrário dos discípulos que abandoaram Jesus na crucificação, Maria Madalena (junto com outras mulheres) se mantém leal acompanhando-o em todo o duro caminho.
2) Serviço
No Evangelho de Mateus vemos que Maria Madalena não o seguiu no caminho da cruz por mera curiosidade, mas com uma intenção muito clara: servi-lo.
3) sensibilidade
Ao chorar Maria Madalena revela uma característica que não devemos jamais abandonar: ter a coragem de expor nossas emoções com sensibilidade. Isso nos permite agir sem estar na defensiva, ser um termômetro do clima em família, externar nossas dores e estar atento à voz do Espírito Santo.
4) Sinceridade
O primeiro a perguntar para Maria Madalena “porque choras?” foi um dos dois anjos que estavam no túmulo de Jesus. A reação dela foi abrir seu coração, pois pensou que o corpo do Mestre tinha sido roubado da sepultura e já não se lembrava da promessa da ressurreição.
5) Perseverança
Mesmo sem entender a dimensão da ressurreição ela manteve-se em busca de seu Mestre. Ficou na porta do túmulo. Não desistiu, não desanimou, mas perseverou.
6) Reconhecimento
A segunda figura a perguntar para Maria Madalena “por que choras?” foi o próprio Jesus, mas triste e , provavelmente com os olhos inchados de tanto chorar, ela pensa que fala com o jardineiro (v.15). Ah, mas o bom pastor conhece suas ovelhas e, assim, ele a chama pelo nome.
7) alegria
Assim que percebe que viu o Senhor a alegria tomou conta do coração de Maria Madalena. Não havia mais choro, agora ela tinha uma missão específica: ser a portadora da boa notícia para os demais discípulos. A notícia que iria mudar a história da humanidade e selar de vez o Cristianismo.