• Matéria: Filosofia
  • Autor: 05937
  • Perguntado 4 anos atrás

1 - (ENEM – 2015) O que implica o sistema da pólis é uma extraordinária preeminência da palavra

sobre todos os outros instrumentos do poder. A palavra constitui o debate contraditório, a

discussão, a argumentação e a polêmica. Torna-se a regra do jogo intelectual, assim como do jogo

político. VERNANT, J.P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand, 1992

(adaptado). Na configuração política da democracia grega, em especial a ateniense, a ágora tinha

por função:


(A) agregar os cidadãos em torno de reis que governavam em prol da cidade.


(B) era o lugar onde o corpo de cidadãos se reuniam para deliberar sobre as questões da

comunidade.


(C) permitir aos homens livres o acesso às decisões do Estado expostas por seus magistrados.


(D) reunir os exércitos para decidir em assembleias fechadas os rumos a serem tomados em caso

de guerra.


(E) congregar a comunidade para eleger representantes com direito a pronunciar-se em

assembleias.




2 - TEXTO I (ENEM 2016)

Fragmento B91: Não se pode banhar duas vezes no mesmo rio, nem substância mortal alcançar

duas vezes a mesma condição; mas pela intensidade e rapidez da mudança, dispersa e de novo

reúne. HERÁCLITO. Fragmentos (Sobre a natureza). São Paulo: Abril Cultural, 1996

(adaptado).

TEXTO II

Fragmento B8: São muitos os sinais de que o ser é ingênito e indestrutível, pois é compacto,

inabalável homogêneo, uno, contínuo. Como poderia o que é perecer? Como poderia gerar-se?

PARMÊNIDES. Da natureza. São Paulo: 2002 (adaptado).Os fragmentos do pensamento pré-

socrático expõem uma oposição que se insere no campo das:



(A) investigações do pensamento sistemático.


(B) preocupações do período
mitológico.


(C) discussões de base ontológica. (essência do ser)


(D) habilidades da retórica sofística.


(E) verdades do mundo sensível.​

Respostas

respondido por: cristiane058sal
2

Resposta:

bom dia bons estudos para você

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