Sabe-se que as esculturas tem um lugar de destaque na arte egípcia. Explique o que elas representam e com quais matérias eram produzidas
Respostas
Resposta:
Um dos objetivos da escultura egípcia antiga era a representação dos deuses e dos faraós para capacitar a população a vê-los em suas formas físicas. Esta estava intimamente ligada à arquitetura, pelo relevo descritivo (hieróglifos), pelo busto e pela estatuária de pequenas dimensões, onde dominam não só as representações de deuses e faraós, como também de animais. As paredes eram revestidas com gesso e entalhadas – um método mais fácil do que esculpir na pedra. Nas paredes também se colocavam estátuas de deuses, do falecido faraó, de funcionários públicos, escribas e outros grupos. Além disso, retratavam-se objetos menores de uso doméstico e diário.
As cenas das paredes das primeiras tumbas egípcias apresentam atividades como, por xemplo: a caça, a pesca e ambientes agrícolas; atividades artísticas e comerciais; tarefas domésticas; entre outros.
Todas essas esculturas eram feitas em vários tamanhos. São representativos os enormes colossos de governantes e as pequenas figuras (shabtis) que eram colocadas nas tumbas e que representavam os trabalhadores que acompanhariam o falecido na vida após a morte.
As grandes esculturas eram geralmente esculpidas em arenito. As de dimensões medianas e menores eram esculpidas em madeira, em calcário, em alabastro egípcio (um tipo de calcita), em granito rosa, em basalto negro, quartzito rosa e cinza, argila, xisto, cerâmica, bronze, e entre outros. As estátuas de pedra calcária e de madeira eram pintadas e tinham olhos de pedra ou cristal de rocha incrustrados.