• Matéria: Ed. Física
  • Autor: lonew0609
  • Perguntado 4 anos atrás

Explique quais as diferença entre recursos ergogênicos e doping?

Respostas

respondido por: desketer
2

Resposta:

O doping e a dopagem têm representado um grande desafio ao mundus sportivus, no sentido de manter íntegros os princípios, os valores e o significado simbólico do esporte (Puga, 2004, Noakes, 2004). Puga ainda adverte que os prejuízos do doping se dão em dois planos: interfere na organização da competição e promove injustiça aos atletas que alcançam por seus méritos dentro das regras e das suas reais possibilidades.

As tentativas de aumento de rendimento são comuns nas mais diversas áreas, não se limitando somente ao esporte. Por definição, todo e qualquer método que tenha por objetivo o aumento de desempenho, quer seja por ingestão de substâncias (medicamentosas ou não), pela utilização de materiais ou equipamentos que propiciem um melhor rendimento ou ainda a preparação adequada com o uso de materiais como pesos, assim como as técnicas da psicologia são considerados recursos ergogênicos (RE) (Fox et al, 2003; Wilmore et al, 2001). Garret e colaboradores (2003 p. 401) definem RE como "substâncias usadas na tentativa de aumentar a potência física, a força mental, ou a eficiência mecânica além dos efeitos atribuíveis ao treinamento", enquanto Fox e colaboradores (1983 p. 421) simplificam e definem como "qualquer coisa que aprimora ou que se admite aprimorar o desempenho ou qualquer substância, processo ou procedimento que pode, ou que é percebido como tal, aprimorar o desempenho."

Basicamente o uso de doping se diferencia do uso de recursos ergogênicos pelo tipo de substância ou método utilizado. Caso esta(e) esteja incluída na lista de proibições do IOC, WADA-AMA ou de sua respectiva federação, será considerada doping. O uso de doping, tanto quanto qualquer forma de recurso ergogênico utilizado no treinamento com vistas ao alto rendimento, o objetivo é mesmo, aumento do desempenho.

O IOC e as federações internacionais promovem ampla divulgação sobre os métodos e substâncias proibidas e hoje em dia é pouco provável que um atleta de nível internacional desconheça essa regulamentação. A lista de substâncias e métodos proibidos é encontrada nos meios eletrônicos e, no caso do Brasil, as federações esportivas recebem um manual com todas as informações necessárias e as repassam a todos os atletas. Além disso, estas informações também podem ser acessadas a partir da página eletrônica do Comitê Olímpico Brasileiro

Explicação:

Perguntas similares