O desemprego, a pobreza, os conflitos de ordem étnica, política e civil, aliados à falta de esperança em alcançar melhores condições de vida, vêm fazendo que muitos habitantes de países subdesenvolvidos migrem, principalmente, para os países mais ricos da Europa. A qualidade de vida nesses países e as oportunidades de emprego com altos salários são melhores que em muitos outros lugares do mundo. Para se ter uma ideia, de todas as pessoas que migram no mundo, cerca de 31% vão para o continente europeu. A maioria das pessoas que se dirigem para a Europa vem de países subdesenvolvidos, como da Ásia e da África, e de países do leste europeu, buscando melhores condições de vida. Além disso, muitos países europeus têm recebido migrantes provenientes de países que foram suas colônias no passado, como os argelinos na França. Muitas vezes, na Europa, os imigrantes inserem-se em atividades que exigem baixa escolaridade, como operários da construção civil, trabalhadores domésticos e do campo. Apenas uma pequena parcela deles é constituída de profissionais qualificados, inseridos em profissões mais valorizadas financeiramente. No país de origem desses imigrantes, a saída das pessoas mais bem preparadas intelectualmente recebe o nome de fuga de cérebros. Nos últimos anos, em virtude da mudança na estrutura demográfica europeia, houve uma diminuição da PEA e um aumento significativo do número de idosos. Com isso, foi crescente a demanda por mão de obra no continente europeu, que muitas vezes passou a ser atendida por imigrantes. Esse fato aumentou as manifestações de xenofobia, pois um dos argumentos contra a imigração é a perda de postos de trabalho para os estrangeiros. Grande parte dos casos de xenofobia que ocorrem na Europa é identificada por atitudes de preconceito e de discriminação em relação às pessoas de outras etnias, culturas e religião.
5- (UFG) As migrações atuais de trabalhadores oriundos dos países pobres em direção aos países ricos têm como causas
a) a desigual densidade demográfica nos países pobres e a boa qualidade de vida nos países ricos.
b) o desemprego estrutural nos países pobres e a alta produtividade tecnológica dos países ricos.
c) a competição pelo mercado de trabalho nos países pobres e o aumento do trabalho informal nos países ricos.
d) o crescimento de conflitos sociais, no campo, nos países pobres e a estabilidade econômica nos países ricos.
e) a crise fiscal nos países pobres e o interesse dos países ricos pelos salários baixos do migrante.
6- (UFG-GO/2010) Um dos principais traços da dinâmica demográfica mundial é a migração internacional, que recria conflitos espaciais de diferentes ordens. Esse tipo de migração é explicado a) pela incorporação de valores ocidentais no Oriente e de valores orientais no Ocidente, diminuindo as fronteiras simbólicas.
b) pela facilidade do fluxo de trabalhadores condicionados pelos novos meios de comunicação e transportes.
c) pela aprendizagem de idiomas dos países ricos como forma de incorporação às novas demandas da indústria.
d) pelo livre acesso dos indivíduos no interior dos países signatários de acordos de livre comércio e cooperação.
e) pelo aumento global do desemprego, que gera miséria nas nações de baixo índice de desenvolvimento humano.
7- (FUVEST) Tendo em vista a dinâmica mundial dos movimentos migratórios na atualidade, qual das afirmações a seguir pode ser considerada correta?
a) As graves crises econômicas e políticas que estão ocorrendo na África, têm feito com que as fronteiras de alguns países sejam palco de afluxo de milhares de refugiados, produzindo o que podemos chamar de
"fronteiras em caos".
b) A fronteira que separa a Europa do Noroeste da África mantém a mesma abertura da década de 50 e essa situação é de suma importância para o fluxo migratório em direção à Europa.
c) Na África, as migrações entre países pobres não encontram impedimentos por parte dos Estados, fato que provoca uma grande mobilidade da população em todo o território africano.
d) As migrações oriundas da região do Caribe, em direção à América do Norte, não conhecem nenhum tipo de obstáculo, fato que tem contribuído para o aumento dos fluxos migratórios.
e) As "fronteiras abertas" dos países da Europa Ocidental têm permitido o livre fluxo de imigrantes oriundos, principalmente, dos países do Caribe e da
África que apresentam graves problemas econômicos.
me ajuda por favor
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Alcançar melhores condições de vida.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás