A globalização é um tema que movimenta um grande debate historiográfico sobre seu conceito, causas, desenvolvimento e consequências. A seguir apresentamos dois excertos distintos acerca desse tema. Analise com atenção.
Excerto I
“ [...] A globalização é profundamente injusta, pois não só europeus e americanos (com economias e sociedades sólidas e estruturadas) não são afetados pela crise global, como são os Estado Unidos que impões ao mundo, dado seu poder, a sua visão própria da globalização, liberal e adaptada aos seus interesses. Ela também enfraquece os Estados, as políticas de controle ambiental e o padrão de vida dos trabalhadores de todo o mundo. Isso ocorre porque, com o capital e as empresas podendo se deslocar livremente pelo mundo, ela pode trafegar de continente em continente em busca da melhor e mais barata mão de obra, dos impostos mais baixos, das regulamentações ambientais mais brandas etc.,, e ainda punir aos que não se curvarem aos seus desígnios. Isso aumenta a concentração de renda, a exclusão social e agrava a contradição chave do capitalismo (excesso produção/subconsumo) em escala planetária, o que é um prognóstico dificilmente animador.
De qualquer forma, não só a globalização é um fato a que inevitavelmente teremos que nos adaptar, como ela pode ser até positiva ao abrir imensos espaços para o desenvolvimento [...]”.
BERTONHA, João Fábio. Geopolítica e relações internacionais na virada do século XXI: uma história do tempo presente. Maringá: EDUEM, 2006.
Excerto II
“[...] Tanto economistas quanto historiadores econômicos tendem a concentrar a sua atenção nos fluxos de mercadoria, capital e trabalho quando falam da história da globalização. No entanto, há outros fluxos que também podem ocorrer em escala global, não só fluxos de tecnologia e serviços, mas também fluxos de instituições, conhecimento e cultura [...].
[...] O paradoxo da globalização é que, conforme o mundo vai se tornando mais integrado, o poder vai ficando mais difuso. Graças ao dinamismo do capitalismo internacional, todos, com exceção das pessoas mais pobres do mundo, têm mais pode aquisitivo do que seus avós ousaram sonhar. Os meios de produção nunca foram tão produtivos [...] ou mias largamente distribuídos. Graças a disseminação da democracia, a maioria das pessoas no mundo tem hoje acentuadamente mais poder político que seus avós. Os meios democráticos de eleição nunca foram tão largamente aceitos como a melhor forma de governo. Os meios de educação também estão acessíveis na maioria dos países a fatias muito maiores da população do que que acontecia duas ou três gerações atrás; mais gente do que nunca pode usar sua própria capacidade cerebral. [...] Infelizmente, graças à proliferação dos meios modernos de destruição, o poder de fazer violência também se tornou mais igualitariamente distribuído. [...]”
FERGUSON, Niall. Colosso: ascensão e queda do império americano. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2011.
A partir de uma comparação dos dois excertos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ao compararmos os dois excertos é possível deduzir que, para ambos os autores, a Globalização é um fenômeno exclusivamente econômico. Tendo em vista que é o deslocamento livre de capital, ao redor de todo mundo, que permite o controle e a imposição do poder dos Estados Unidos da América aos países menos desenvolvidos.
PORQUE
II. Diferentemente dos aspectos econômicos, a globalização não foi capaz de promover um fluxo de escala global de instituições e cultura. Como a globalização tem como principal objetivo o desenvolvimento do capitalismo, não é possível realizar trocas culturais entre as sociedades.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
kleberte:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
As asserções I e II são proposições falsas.
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás