A valorização da técnica no início da era moderna traz como consequência a alteração da concepção de ciência. A partir desta afirmação é correto afirmar que: *
(A) A ciência na Idade Média tinha um caráter ativo, na medida em que se preocupava com as descobertas práticas, voltadas para as necessidades sociais. Não se pode dizer o mesmo na Idade Moderna pois o homem torna-se mais egoísta e capitalista.
(B) A ciência medieval era contemplativa, voltado para as simples descobertas dos fenômenos. Na Idade Moderna a ciência passa a ser ativa e aplicada, atuando no mundo com o intuito de transforma-lo.
(C) A passagem da ciência medieval para moderna possui um diferencial apenas quantitativo, mas não qualitativo, na medida em que seu caráter de dominação da natureza, desprezo pelos valores humanos e irresponsabilidade social continuam inalterados.
(D) A ciência e a técnica na Idade Moderna não conseguiu alcançar o ideal de neutralidade, característica marcante do saber na Idade Média, na medida em que esta não estava a serviço nem de corporações, nem de instituições políticas e religiosas.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
[B]A ciência medieval era contemplativa, voltado para as simples descobertas dos fenômenos. Na Idade Moderna a ciência passa a ser ativa e aplicada, atuando no mundo com o intuito de transforma-lo.
Explicação:
a ciência presente no mundo antigo era uma ciência contemplativa das causas e princípios qualitativos, a partir dos quais a natureza era interpretada ...
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás