A microbiologia dos alimentos estuda a influência dos microrganismos nas características dos produtos alimentícios de consumo humano ou animal. A qualidade microbiológica dos alimentos está condicionada, primeiro, à quantidade e ao tipo de microrganismos inicialmente presentes (contaminação inicial) e depois, à multiplicação destes germes no alimento.
FORSYTHE, Stephen J. Microbiologia da segurança dos alimentos. Artmed Editora, 2013.
De acordo com os conceitos relacionados a microbiologia de alimentos e o Codex Alimentarius, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Microrganismos úteis são aqueles que, quando presentes em um alimento causam alterações benéficas, modificando suas características originais, de forma a transformá-los em um novo alimento. Esta forma de interação dos microrganismo versus alimento já é conhecida há muito tempo.
( ) No grupo dos microrganismos úteis estão presentes todos os microrganismos utilizados na fabricação de alimentos fermentados, como por exemplo, a cerveja, os queijos, os vinhos, os pães, os vegetais e muitos outros.
( ) Bolores, bactérias e leveduras apresentam como característica a sua multiplicação em alimentos não muito hidratados, frescos, ricos em carboidratos, como os grãos, as massas, as frutas e os doces, além de atividade de Água (Aa) ser em torno de 0,65 e a temperatura de conforto para a multiplicação desses agentes, ser de 10 a 26oC.
( ) Por intermédio do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitári ANVISA), foi publicado no Diário Oficial da União, a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 12/2001, que tem com uma das atribuições, a necessidade de constante aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos, visando a proteção à saúde da população e a regulamentação dos padrões microbiológicos para alimentos.
( ) O ponto de referência global para produtores, processadores, consumidores, agências de segurança alimentar nacionais e o comércio internacional de alimentos é denominado de Codex Alimentarius, elaborado inicialmente pela FAO e WHO no ano de 1961.
A sequência está correta em:
Respostas
respondido por:
14
Resposta:
Alternativa 3:
V, V, F, V, V.
Explicação:
respondido por:
9
Resposta:
V, V, F, V, V
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás