• Matéria: Filosofia
  • Autor: leandrppdiasmarcal
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia com atenção texto a seguir: “Hermes (chamado pelos romanos de Mercúrio) na mitologia grega era um deus de muita agilidade e sapiência (sabedoria). Ao nascer, desfez-se sozinho da bandagem que o envolvia e ganhou as estradas... Hermes logo furtou um rebanho de Apolo, prendendo no rabo das ovelhas um ramo que, arrastado ao chão, apagava seus rastros. Ao ser indagado por Zeus, seu pai, sobre o ocorrido, depois de alguma relutância concordou em dizer a verdade, mas não toda a verdade ou não a verdade por inteiro. E dessa forma, Hermes tornou-se o mensageiro predileto dos deuses: aquele que detém o conhecimento e que, portanto é capaz de decifrar corretamente as mensagens divinas. Conhecedor e intérprete das vontades ocultas (escondidas), Hermes ganhou fama de sábio, tornando-se importante, mais tarde, para o desenvolvimento da ciência”. Há uma passagem no texto onde Hermes reluta em dizer a verdade. Ou em dizê-la por inteiro. A filosofia sendo uma investigação acerca de todas as coisas também busca a Verdade. O caminho ou o movimento da filosofia reside, essencialmente:

Na busca da Verdade Absoluta, afinal, o pensamento filosófico recorre à razão.
No critério das respostas, porque uma filosofia crítica deve fornecer sempre sua resposta para qualquer problema proposto.
Na criação de Conceitos, um filósofo, antes de qualquer coisa, deve ser um amante do Conceito, um questionador, preocupa-se mais com a pergunta do que com a resposta.
Nas definições científicas, pois a ciência filosófica usa toda experiência demonstrável para encontrar suas respostas.
Nos sentidos, critério universal para encontrar a Verdade Absoluta.

Respostas

respondido por: Arra
0

Resposta:

C- Na criação de Conceitos, um filósofo, antes de qualquer coisa, deve ser um amante do Conceito, um questionador, preocupa-se mais com a pergunta do que com a resposta

Explicação:

Perguntas similares